sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alquimia, ou Arte Real

Bom Dia, caros leitores. Gostaria de explanar um pouco sobre alquimia. Mantendo sempre os selos de minha iniciação. Mas este texto, será um dos poucos, que tem utilidade para pessoas profanas, que não conhecem muito a arte definida como alquimia, ou Arte Real!
O que seria essa Arte? Na verdade, todas as artes mágicas autênticas (ligadas por mestres realizados) possuem uma única função, e esta função é comum à todas elas. O que muda, são as formas, os meios, em como se exerce essa função, que técnica usar. No início, todas elas eram uma só, nunca houve distinção no mundo antigo, e na verdade na Grande Fraternidade Branca não há distinção. Mas com o tempo, pessoas foram dando mais enfoque numa arte, numa técnica, e isso, creio eu, devido ao fato de melhor exercer um ofício que outro. Leva-se muito tempo para se realizar em apenas uma arte, e quanto mais em outras. Por isso, linhagens autênticas (por serem descendentes) se especializaram numa dada arte, e se afastaram das outras. Assim, surge durante um tempo, a Alquimia. Ela nunca foi uma arte única (no sentido de ser separada de outras), e não surgiu ou foi criada num determinado período. Com o tempo, ela se tornou uma escola à parte da cabala, e se especializou, se tornando sozinha, um tipo de escola cabalista especializada na técnica alquímica. Hoje, não creio eu existir mais uma linhagem pura de alquimia, pois eu mesmo a estudei dentro da cabala, e não, apenas e tão somente alquimia. Ela é filha da cabala, por isso, você pode encontrar nela toda base cabalista, e voltada para seus ideais.
A alquimia tinha várias formas de trabalho, mas as pessoas costumam focar 3, que é a Pedra Filosofal, o Elixir de Longa Vida e o Homúnculo. Mas na verdade, muitas coisas eram estudadas.
A busca da Pedra Filosofal era o objetivo do alquimista, porque esta pedra o ajudaria em todas as outras busca. Isso tem sentido, porque quando você encontra a pedra, todo o resto se torna superficial, e secundário. Pois os elementos necessários para se ter sucesso nessa parte, envolve toda a magia. Portanto, se realizar na pedra filosofal, é se realizar em toda a magia. O Elixir, era uma forma de uso da pedra, a Pedra Filosofal é uma verdadeira cura de todos os males, e incluo aqui não apenas doenças, como obstáculos, impedimentos. Era uma espécie de treino em como usufruir da Pedra, uma vez tendo-a alcançado.
E o que mais gosto, o Humúnculo, ou homunculus. Que leigamente é a criação de um pequeno homem, mas na prática, equivale à criação do próprio homem, fazendo assim do alquimista, a coroação do mestrado em magia, pois ele tendo retornado à sua forma original ou divina, ele age fazendo o homem.
No Egito antigo, a alquimia era considerada obra do deus Thoth, também conhecido por Hermes Trismegistus, por isto o termo hermetismo está associado à alquimia. Na cidade de Alexandria, no Egito, a alquimia recebeu influência das filosofias gregas de Aristóteles e do neoplatonismo.
Foi graças às campanhas de Alexandre o Grande que a alquimia se disseminou em todo o oriente. E foram os muçulmanos que a levaram novamente para a Europa, em razão da conquista Islâmica da Península Ibérica, particularmente para Al-Andaluz ao redor do ano de 950. Assim, este florescimento da alquimia na península Ibérica durante a Idade Média está relacionado a presença muçulmana na Europa neste período. Lembre-se que Al-Khemia é uma palavra árabe.
O grande dilema da alquimia é que os textos são muito complicados, mesmo para os estudantes iniciados.Muito simbólico, muito criptografado de várias formas diferentes. Em alguns casos (por exemplo, Mutus Liber, O Livro Mudo), a exposição é feita apenas, ou predominantemente, por gravuras alegóricas. Escrito dessa maneira, até um livro de culinária seria impenetrável em seu conteúdo. As finalidades deste obscurecimento eram proteger-se de perseguições e não deixar os processos cair na via pública.
O mais poderoso feito dos alquimista com certeza absoluto era o homunculus, em hebráico e na cabala conhecemos a mesma arte pelo nome de golem(גולם). No hebraico moderno a palavra golem significa "tolo", "imbecil", ou "estúpido". O nome é uma derivação da palavra gelem (גלם), que significa "Matéria-prima".
A palavra golem na Bíblia serve para se referir a um embrião ou substância incompleta: o Salmo 139:16 usa a palavra gal'mi, significando "minha substância ainda informe".
As primeiras histórias de golems são mais antigas que o judaísmo. Adão é descrito no Talmud (Tratado Sanhedrin 38b) inicialmente criado como um golem quando seu pó estava "misturado num pedaço sem forma".
Desde cedo se desenvolveu a noção de que a principal deficiência do golem era a sua incapacidade em falar. No Sanhedrin 65b, é descrito como Raba criou um golem usando o Sefer Yetzirah. Ele enviou o golem para Rav Zeira, que falou com o golem mas ele não respondeu. Disse Rav Zeira:
"Vejo que você foi criado por um dos nossos colegas; volte ao pó".
O conceito do homúnculo (do latim, homunculus, pequeno homem) parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelsus para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sémen humano posto em uma retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, se formaria o embrião. Outro Alquimista famoso que tentou criar homúnculus foi Johanned Konrad Dippel, que utilizava técnicas bizarras como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação.
Ter um golem como servo era considerado como o mais elevado símbolo de sabedoria e santidade, e existem muitos contos de golems ligados a proeminentes rabinos através da Idade Média.
Outros atributos dos golems foram sendo adicionados através dos tempos. Em vários contos, o golem tem escritas palavras mágicas ou religiosas que o tornam animado. Escrever um dos Nomes de Deus na sua testa, num papel colado em sua fronte ou numa placa de argila embaixo de sua língua, ou ainda escrever a palavra Emet (אמת, "verdade" em hebraico) na sua testa, são exemplos de algumas dessas fórmulas de animação do golem. Ao apagar a primeira letra de Emet (da direita para a esquerda, dado que é assim escrito o hebraico), formando Met (מת, "morto" em hebraico), o golem era desfeito.
Bom, de fato, estes dados são os publicamente conhecidos, mas na prática, por que era a arte mais poderosa da alquimia? Simples, porque era a porta de libertação que o alquimista tinha da roda da vida. Vejamos como funciona. Na verdade, o corpo que usamos é um corpo rotulado de impuro, mas na prática é um corpo criado e regido por nosso karma, desta e de vidas passadas. Então, ele estará semrpe sujeito à essa lei implacável. Mas, após conseguir executar com sucesso a Arte Real, através do simbolismo acima descrito, o alqumista começaria então a fabricar um corpo. Não posso entrar mais em detalhes, mas posso dizer que esse corpo uma vez que era criado pelo próprio alquimista, não seria regido pelo karma, era também chamado de corpo puro. Sendo assim, como diz a fábula, o mais difícil era fazer o golem falar, porque criar esse corpo não basta. Seria necessário também, transferir-se desse corpo criado pelo karma que habita o alquimista no momento da morte, para dentro do corpo chamado golem. Isso é o que significa fazê-lo falar. Assim, estaria livre do karma. Uma vez dentro desse corpo, poderia reencarnar consciente, mas, seria por escolha, não mais ditado pelo karma. Assim, o alquimista poderia escolher o reino humano ou não para renascer, e não mais pela necessidade, e sim, para benefício de todos os seres que sofrem. Se for de sua vontade, não renascerá mais.
A magia assim como a alquimia usam as artes de forma diferente. Por exemplo, a alquimia dividia a arte em quatro fases, assim como a cabala faz com magia. Vamos entender um pouco isso:
Nigredo: ou Operação Negra, é o estágio em que a matéria é dissolvida e putrefacta (associada ao calor e ao fogo); Aqui é muito interessante, porque na magia é chamada arte negra ou magia negra. E ao contrário do que os profanos acreditam ou magistas ignorantes que não são verdadeiramente iniciados, a magia negra não possui intenção alguma de fazer mal ao próximo. Na magia real, magia negra é a arte de trabalhar coma parte material e "ruim" de nosso ser, por exemplo, o ódio. O ódio na magia negra se torna isntrumento de sucesso. Assim, paixões humanas que em outras artes são evitadas e incentivadas à destruição, aqui se torna fundamental, pois é a própria matéria-prima da Arte Real. Sem chumbo, não pode haver ouro, entende? Essa parte da alquimia, menos entendida por ocidentais e profanos, e talvez por isso, que essa arte mágica tenha sido extinta. Outros místicos obsoletos e imbecis, confundiram, e criaram uma arte falsa que visa destruir o próximo ou fazer mal às pessoas como meta ou objetivo. Daí, deram o nome de magia negra. Assim, a confusão estava armada. Aqui, de forma alguma isso seria tolerado. Aqui, entende-se o homem como ele é. Se você não conseguia evitar odiar, sentir paixões, emoções pertubadoras, mesmo que se dedicasse, o mestre o ensinaria a utilizar essas próprias forças dentro de você como forma ou instrumento de trabalho, assim, uma vez perito, você poderia beneficiar muitos seres que são dominados por essas emoções. Outra forma de usar essa arte, era chamada de dominar os demônios. Quem domina os demônios, só fazem isso através do poder negro. Por exemplo, um exorcismo é uma arte negra, porque visa dominar o demônio através de poder. Se não tiver habilidades na arte negra, não poderá exercer domínio autêntico sobre demônios. É chamado negro, devido à matéria-prima que usa, podre. Mas lembre-se, o chumbo aparentemente podre, dá um bom ouro. Que é puro.
Albedo: ou Operação Branca, é o estágio em que a substância é purificada (associada à ablução com Aquae Vitae (página não existe)" à luz da lua, feminina e à prata); Essa arte, na magia é chamada de magia branca. Tem a ver com a purificação. Com limpeza.
Citrinitas: ou Operação Amarela, é o estágio em que se opera a transmutação dos metais, da prata em ouro, ou da luz da lua, passiva, em luz solar, activa; Essa arte na magia é chamada de magia amarela, se usa para ter prosperidade, para aumentar energia, e produzir uma quantidade enorme de energia.
Rubedo: ou Operação Vermelha, é o estágio final, em que se produz a Pedra Filosofal- o culminar da obra ou do casamento alquímico. Essa arte na magia é chamada de magia vermelha, se usa para magnetisar, para transmutar, para beneficar as pessoas.
Bom, diferentes tipos de símbolos variam de significados, conforme é usado em diferente fase. Muitas pessoas não entendem exatamente isso, pois ao lerem os grimórios, e alguns intitulados como magia negra, acham que visam invocar demônios externos, como se fossem entes reais. Assim, saiba diferenciar na cabala quando ela se refere a demônio, ser que vive no inferno e sofre tormentos por seu karma. E demônios mágicos, que são arquétipos de nosso ódio e emoções pertubadoras, obstáculos que queremos domar ou eliminar. O mesmo livro na mão de um iniciado produz benefício para os seres que sofrem, e nas mãos de um leigo, produz karma ruim para si mesmo e para os outros. Vou citar um exemplo ridículo, mas eficaz de como usar as fases alquímicas para lhe dar com algo, por exemplo uma doença. Se formos usar a arte branca ou magia branca, utilizaremos experimentos que visem purificar o karma ruim que criamos para ter essa doença. Se formos usar a arte vermelha, faremos como num artigo aqui escrito, por exemplo. Se formos usar a arte amarela, criaremos condições e causas para a cura ocorrer de forma espontânea, gerando karma bom para isso. E se formos usar a força destrutiva da arte negra e formos peritos nisso, iremos destruir essa doença pela raiz, extirpando-a com a arte negra e a banindo de uma vez por todas. Isso facilita o entendimento? Espero que sim, porque me fogem exemplos mais claros, no momento.

Creio que neste pequeno resumo, conseguimos expor diferentes fases da alquimia, e aprofundar muito o uso desta arte maravilhosa que é a alquimia. Claro que poderíamos aprofundar cada fase, e ir a fundo dentro da técnica de como fazer isso. Mas, seriam necessários muitos e mutos artigos para tal ambição.

Dedico este texto para o bem estar de todos os seres que sofrem, e precisam de meios eficazes para aliviar seu sofrimento.Que todos possam se libertar!

Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!

3 comentários:

dan izvernariu disse...

Sem palavras, muito bem dito e richissime explicado .
Parabéns!
Dan _Lisboa Pt
fiveblueapples wordpress conexiunea alchimica

Anônimo disse...

هل أنت مسلم؟ تلقيت هذا التقليد من والدي. يبدو أنك تهيمن على الكثير من الفن المصري، والسحر، وأنا مندهش. أنت تتكلم العربية؟

Anônimo disse...

Hey - I am definitely happy to find this. great job!