quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Escaravelho e seu Significado

Bom Dia, caros leitores do blog. Alguns devem se perguntar o por quê do nome do blog ser esse e qual seria o significado, apesar de uma breve descrição dada no próprio blog. Bom, o escaravelho é um besouro (do latim vulgar scarafaius, variante de scarabaeus, pelo português antigo escaraveo), e são conhecidos por uma espécie em particular, chamada de corpófagos, ou seja, comedores de fezes, principalmente fezes de mamíferos herbívoros. Aqui, no site, utilizamos a simbologia adotada pelos egípcios, que o denominavam de escaravelho sagrado, ou Scarabeus sacer.
De acordo com o site wikipedia :"As fêmeas de certas espécies (como as do escaravelho sagrado) preparam uma bolinha de excremento (esterco), às vezes cobertas de barro, na qual põem o ovo, e que enterram depois de empurrá-la a certa distância. O escaravelho é também conhecido como escarabeu, carocha, rola-bosta, capitão, coró, bicho-bolo e bicho-carpinteiro. No Egito Antigo, os escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o além. O escaravelho rola-bosta leva seu excremento para a sua toca e o come lá.
Os escaravelhos, com inscrições gravadas na sua carapaça, ou objetos com forma de escaravelhos, constituíam amuletos muito populares no Antigo Egipto. Na mitologia egípcia, o escaravelho sagrado estava relacionado com deus Khefri, responsável pelo movimento do sol, arrastando-o pelo horizonte; no crepúsculo, o sol (ou o deus Rá) morria, e ia para o outro mundo (representado pelo oeste); depois, o escaravelho renovava o sol no amanhecer. Khefri muitas vezes é representado como um escaravelho, ou como um homem com cabeça de escaravelho. Da mesma forma, os escaravelhos-do-esterco, da família Scarabaeidae, ao fazerem bolas de excrementos de que se alimentam e onde depositam os seus ovos que darão origem a larvas que também aí se alimentarão e desenvolverão, eram vistos como um símbolo terreno do ciclo solar. Tornaram-se, assim, símbolos iconográficos e ideológicos incorporados na sociedade do Antigo Egipto. A inscrição do nome do rei em escaravelhos, ao associar o carácter sagrado do cargo do faraó ao simbolismo sacro destes animais, foi determinante para o estabelecimento das listas destes reis já que, em alguns casos, constituem a única prova documental da sua existência."
Ou seja, simbolizava de maneira pública exatamente os ciclos da reencarnação dentre outras coisas. Mas no modo esotérico ou secreto, simbolizava uma arte secreta que posteriormente seria denominada de alquimia. O besouro era em si mesmo o símbolo máximo do alquimista. Isso era muito comum no antigo mundo, e acreditem, ainda no mundo moderno é. Os iniciados sob um símbolo simples e muitas vezes medonho ou nojento, representavam seus ensinamentos mais secretos.
O besouro quando saía em busca de sua bola de esterco representava a busca pela pedra filosofal. Ele tem muitos obstáculos, como ser perseguido por seus predadores, sofre com o tempo turbulento, tempestades de areia, dentre outras coisas. Muitos olhariam o tal besourinho como louco. Alguns diriam:
-"Ah ,tá. Tudo isso por uma bola de esterco? Como pode?"
     Poucos ficariam deslumbrados com o rico besourinho, que da matéria bruta ou matéria-prima tira a vida. Dali mesmo nasce algo tão belo e formoso como a vida e, inclusive, se atribuía isso ao sol, que era o símbolo mais alto de pureza. Como o Lótus. O lótus é sagrado, porque sua flor é uma das mais belas e seu aroma delicioso, mas diante do lodo e da lama surge algo sublime, como o lótus. Puro, belo, perfeito e paira imune, intacto a toda sujeira embaixo dele.
O iniciado se transformava no besouro e iniciava sua busca por sua bola de esterco. Deveria ficar atento, não deixar se seduzir pelas coisas mundanas e profanas. Esquecendo que sua matéria-prima jaz no objeto mais vil à visão e ao olfato, esterco. Alguns acreditam que seria tosco demais algo tão poderoso quanto a pedra filosofal residir dentro de algo aparentemente tão tosco. E saem em busca errada, divagando em outras escolas e doutrinas, alegando que precisam de riquezas, coisas caras, objetos raros. Alguns magos gastam fortunas confeccionando suas espadas acreditando que pelo muito gastar farão dela um instrumento habilidoso na arte. Outros passam a se iludir acreditando que podem acessar o SER através de um livro sagrado e de nenhum outro lugar mais. Outros passam a enxergar as dificuldades que seriam nosso esterco como algo maligno, do diabo, perverso, um verdadeiro castigo de Deus, perdendo assim a rara oportunidade de aprender e evoluir, percebendo a vida, a beleza do lótus, do escaravelho.
Assim, vão surgindo ilusões atrás de ilusões fascinando com imenso poder os candidatos à iniciação, fazendo-os padecer e fracassarem em suas metas. Alguns poucos, devido às ações passadas ou desta vida, pelos méritos que acumularam chegam a uma conclusão que se o esterco é o elixir da longa vida, então as impurezas são ilusões, como sonhos. Não são o que parecem e então passam a extrair esse elixir por compaixão de outros seres e, então, adquirem o direito de uso. Um dia, se tiverem determinação, se tornarão mestres nessa arte, ajudando um número incalculável de seres que precisam de sua ajuda.
Por isso esse blog faz um chamado aos verdadeiros escaravelhos e não àqueles que apenas parecem. Que os autênticos se sintam motivados em sua busca, vejam que não estão sós. Cumpram seu juramento feito de ajudar todos aqueles que chamarem por eles. Há muitos sites, blogs, círculos, ordens perversos por aí. Não precisamos criar outro blog para chamar profanos e pessoas enganadas ou enganadoras. Não percamos tempo. Nosso tempo é curto, utilizemo-lo da forma mais sábia e correta.
Este texto é oferecido a todos os seres que sofrem com suas buscas. Com seus objetivos. Quando estes objetivos estiverem de acordo com a luz e com o bem-estar de todos os seres, que possam gozar de sucesso, sem obstáculos ou impedimentos.
Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Escaravelho-sagrado
-Ward, John. In: Kessinger Publishing. The Sacred Beetle : a Popular Treatise on Egyptian Scarabs in Art and History. [S.l.: s.n.], 2004. ISBN 9781417946150
- Sir Ernest Alfred Wallis Budge. The mummy : chapters on Egyptian funereal archaeology (em Inglês). [S.l.]: Elibron.com, 2006. ISBN 9780543915603
- Kheper aegyptiorum . zipcodezoo.com. Página visitada em 2011-02-21.
-Marsh, Richard. In: Wordsworth Editions. The Beetle : A Mistery (em Inglês). [S.l.: s.n.], 2007. 72 p. ISBN 1840226099. Página visitada em 22 fevereiro de 2011.

22 comentários:

makakai disse...

escrevi um poema em homenagem ao escaravelho

http://pontadomc.blogspot.com/2012/03/o-escaravelho-sagrado-ou-por-demais.html

Unknown disse...

Muito obrigada pela partilha. Fiquei deveras esclarecida.

Ana disse...

Olá! Sonhei com a minha avó que tem 95 anos. Recordo que ma colocavam nos braços e quando eu fui deitá-la na cama foi ficando cada vez mais leve até desaparecer e transformar-se numa caixinha de prata que se agitou e dai saiu um escaravelho de prata que saiu correndo! Nunca tinha ouvido sequer falar deste escaravelho sagrado. Parece-me uma mensagem de que a minha avózinha está para partir. Cres que há algo mais que não estou a ver? Podes-me ajudar na interpretação? bem haja! saudações! Ana

Buscador disse...

Eu acredito que um sonho é algo particular demais. Só você poderá realmente saber o que significa. Pode ser que esteja certa, ou pode ser que sua avó terá um evento feliz. Tudo dependerá do que você tem como interpretação ou sob quais circunstâncias ocorreu o fato. Se fez algum ritual para saber algo futuro,seguindo o rito, obteve sua resposta. Desculpe não poder dar mais respostas do que essas. Abração!

Anônimo disse...

Ola estou de ferias num local que venho ha uns anos, ontem estava na sala, sentada no sofa sozinha a pensar que faz 1 ano estava aqui no mesmo local a tentar engravidar e que como n fiquei na altura pensei: para o ano venho para ca ja com 1 bebe, mas nao aconteceu e enquanto estava a pensar nisto do nada saltou me um enorme escaravelho preto para o pe de mim comecei a gritar o meu marido veio tira lo e pronto. Mas nao me saiu da cabeca que por estar a ter aquele pensamento o escaravelho teve 1 qualquer significado, para eu pensar, fazer algo... Trouxe me uma mensagem.. Mas nao sei o que podera ser, pode me ajudar? Obrigada. Raquel

Buscador disse...

Desculpe a demora em postar, mas demoro ultimamente para entrar na internet. Repito o que escrevi no comentário acima. É algo muito pessoal, só você saberá disso! Obrigado!

fotojornalismo e historia ufrb disse...

Adoro Egiptologia ontem me apareceu um escaravelho na porta de minha casa minha gata brincava com ele ele parecia morto mas se mexeu na minha mão foi mágico saber que ele estava vivo,passo por muitas provações mas de um jeito especial ele me pareceu dar esperança de que tudo dará certo o interessante é que sonhei com deus com cabeça de pássaro a um tempo atras que tem relação com o escaravelho.

Fabio Rocha disse...

Completíssimo, parabéns. Pesquisei por causa deste poema que me ocorreu literalmente: http://poesia-fabio-rocha.blogspot.com.br/2014/12/renascimento.html

Anônimo disse...

Excelente texto. Obrigado por me ter me dado a oportunidade de ler algo tão incrível.

Anônimo disse...

Fui buscar na internet o significado do escaravelho e encontrei seu bloog, faz dias que encontro um escaravelho imenso, verde dourado na minha casa, primeiro no meu quarto, depois na minha varanda, 2 vezes na piscina, o retirei e coloquei o longe da agua, voltei a encontrar lo no deque e me pergunto o que ele me quer mostrar....Obrigado pelas informações.

Anônimo disse...

Ontem fez a terceira vez que encontrei um escaravelho em casa, é sempre no mesmo sitio, a mesma hora vou aquela parte da casa e encontro o escaravelho, eu encontrei o duas vezes seguidas e marquei o com uma espécie de tinta branca e salteio cá fora já a um tempo mas lá voltou a aparecer, e como pode ver pela tinta que ele tem na casca é o mesmo das outras vezes, se alguém tiver mais informações que me possa dar ou souber de casos parecidos e me poder dar umas dicas do que poderá ser ou significar agradeço... obrigado,abraço.

Anônimo disse...

Anônima Curiosa.

Achei um escaravelho verde com a cabeça dourada ontem. Ele me chamou atenção, fazia um barulhinho tipo assim: bzuuuum.Bati foto dele quase o levei para casa, mas pensando bem de repente não saberia como alimentá-lo aí deixei o bichinho lá no sítio. Espero encontrá-lo quando voltar lá.É diferente dos besouros que a gente vê sempre.Voltando prá casa passou pela minha cabeça uma espécie de mantra que soava feito música repetidas vezes e junto com tudo isso era como se naquele momento estivesse numa dimensão boa diferente daquela que a gente vive no dia a dia. É isso .

DAVID PARISE disse...

PARABÉNS !!! PROCURANDO ALGO QUE FALASSE DO ESCARAVELHO, ENCONTREI O SITE. FIZ UMA ESCULTURA EM FERRO VELHO E PROCURAVA ALGO PARA POSTAR JUNTO A IMAGEM !!! MAS TAMBEM POSTEI OS CRÉDITOS DO BLOG. GRATO !!!
DAVID PARISE

heinkel disse...

Vcs me ajudaram muito, muito mesmo! Gratidão!

Unknown disse...

Bom dia,hoje fiz uma magia do sol,e quando a vela acabou entrou um bezouro preto em minha casa sobrevoou alguns minutos e saiu(é raro bezouro onde moro )_gostaria de saber se é uma resposta sobre a magia que fiz

Rejane Moreno disse...

Gratidão pelo excelente texto.
Este símbolo me apareceu durante uma jornada xamânica e encontrei aqui o complemento que precisava para entrar na consciência da mensagem.
Preciso acrescentar que entrei em dezenas de blogs antes deste. Agora, estou satisfeita.
Nunca rejeitei minha "bola de esterco" e a moldei e purifiquei por décadas com carinho, respeito e gratidão. E eis que vi que é hora de renascer, já que meus escaravelhos voltavam ao subsolo e davam lugar a belas libélulas...
Agora, busca pelo significado das libélulas...
A roda pelo crescer nunca pára!
Gratidão!

http://cuidandodemimsarachukar.blogspot.com/ disse...

Obrigada por compartilhar essas informações!

Ton disse...

A Luz do Criador te abençoe pelas suas palavras.

Unknown disse...

Gratidão! :-)

André Gabeh Carvalho disse...

Me identifiquei

Carneirinha 30etal disse...

Boa tarde.. Ontem antes de me deitar fiz uma oracao a observar a lua e hoje quando me levantei tinha um bezouro verde no quarto.. Sera isso sinal cosmico?!

Carneirinha 30etal disse...

Boa tarde... Ontem antem de me deitar fiz uma oracao enquanto observava a lua e hoje quando me levantei tinha um bezouro verde no quarto... Sera que era um sinal cosmico?!