sábado, 12 de maio de 2007

As Letras Mães da Kaballah

A cabala afirma que há três letras mães a saber:
Aleph, shin(ou iod,conforme alguns) e mem;
O que significa isso?A tradição das Escolas de Mistérios Antigas afirma que nós temos uma trindade a ser alcançada.Na verdade são Estados que se alcançam ao se treinar a mente.Devemos conseguir isso pelo domínio de três elementos sutis e primordiais de nosso SER:Corpo,Fala(entenda isso como o princípio que serve de base pra isso)e a mente ou às vezes também chamado de Espírito,alma.Eu prefiro essência ou mente.Ou ainda Aquilo,como os indianos chamam tat sat.Não temos um "eu",nem memso algo como uma alma.É desprovido de qualquer conceito que possamos ter.Mas como precisamos falar dela,temos que nomeá-la.Usarei a partir de agora o que a cabala chamava de SER.Eheieh ashd eheieh:"O SER É O SER".
O Corpo engloba todas as funções físicas e/ou biológicas de nosso corpo físico.A fala é nosso corpo astral(conforme a cabala denomina).Engloba todas as funções psíquicas,energéticas,essências,chakras ou centros psíquicos, aura,e por aí vai.A mente é a nossa verdadeira natureza,nossa essência mais sutil.Está na esfera daquilo que antecede o Rechit(começo).É aquela parte de nós feita à imagem e semelhança de Deus,e como ele não pode ser descrita.Há ainda uma quarta ação ou Estado,o mais secreto também chamado de Mercavah,o Princípio da PALAVRA ou sabedoria(geralmente representada pela letra criadora de todas as outras:IOD).O mago atinge o estado supremo de realização e alcança o Carro de Ezequiel,ou o Carro de Osíris(no Egito),ou mesmo o Carro de Krishna(índia).




É a união em vida de todos esses aspectos sagrados juntos.Ele literalmente alcança o Estado em que a morte não mais elimina seu corpo físico.No oriente é chamado de Corpo de Arco-íris ou corpo de luz,pois o corpo se dissolve em cinco cores do nosso arco-íris,deixando somente os cabelos e unhas,e excementos.Alguns poucos Iniciados "ocidentais" alcançaram tal estado,dentre eles Henoch,Elias e Jesus Cristo.No cristianismo é chamado de Ressurreição.Paulo disse: “Quando nascemos herdamos de nosso ancestrais o pecado original(o karma da morte).Através da fé em Jesus e da prática também esperamos ressussitar como ele,pois o último pecado a ser vencido é a morte.”No oriente,mais especialmente no budismo tântrico,muitos mestres realizados tibetanos conseguiram tal feito.Inclusive mestres modernos.
Papus em seu livro e Eliphas Levi costumam seguir a tradição antiga de divisão em três partes de tudo.O homem por exemplo em: cabeça,tórax e abdômen.E por aí vai.Essa divisão trina é comum às Escolas de Mistérios antigas.As esfinges do mundo antigo também tinham três partes(a quarta respresetada pela união das três),até a de Tebas era assim.Os livros de magia antigos encontramos treinos específicos para cada uma dessas facetas.A cabala também segue essa divisão em algumas obras.Ela denomina de Nephesh,Ruach e Neshamah.Devo salientar que ruach significa vento,ar.As antigas escolas de Mistérios sabiam que o ar é o intermediário entre o mundo bruto e o mundo sutil.Ele na verdade é a porta que nos dá acesso aos mundos superiores.Por isso os gregos chamavam de pneuma,anima(latim dos romanos), alma,t'chi,Ki e por aí vai significa direta ou indiretamente ar/vento(às vezes simbolizado por aves, pombas, etc.etc.etc.seres aéreos).O corpo astral ou duplo era simbolizado no egito por algo com asas.O arco alado é o símboloza máximo dos egípcios de nossa consciência.Tem muitos outros.
Com a respiração podemos obter acesso aos meios mais sutis de nossos corpos e atingir níveis profundos.Mais tarde será discutido isso.E cabala afirma outra coisa:Que nossas funções biológicas e vitais e mentais dependem dessas energias.Às vezes se denomina como ar ou às vezes como fogo.Aqui no ocidente o símbolo fogo é mais usado para expressar coisas que no oriente dizem respeito ao ar e éter(akasha).Nosso fogo material se tornou símbolo disso.Enquanto lá é o ar,vento e éter.Os ventos sempre foram mensageiros do cósmico.O costume celta,tibetano e de descendentes dos atlantes de colocar bandeirinhas de oração expostas aos ventos para que estes possam levar as orações aos deuses tem muito sentido,pois de fato é isso que ocorre.Nossos ares internos fazem com que nossas meditações e ações se tornem mais profundas e quando estas chegam ao nosso interior,a realização acontece.Mas aqui o costume de queimar as coisas está cada vez mais freqüente.Isso é típico do ocidente.
Aleph=aqui nesse caso específicamente representa o nossos ares internos mais o fogo,juntos(prâna,vayu,ruach).Portanto,simboliza nossa fala,nossas energias astrais e todos nossos dez ares de energias sutis.Nesse caso,em práticas mais secretas o aleph é o ar e o fogo.Por isso também às vezes era o IOD que o substituía.Enquanto o Mem é a água e a terra.O shin representa o espaço,o éter,o quinto elemento.Não é a toa que o pentagrammaton é com a adição de shin.No oriente provavelmente seria aleph.Isto será comentado de forma mais detalhada posteiormente.
A década saída do nada,que o Sepher Yetzirah insiste em chamar de números são dez ares que circulam em nosso corpo.Aqui estão juntos o ar e o fogo.Por que números?Porque no hebraico letras e números são a mesma coisa.Era necessário fazer isto para que se soubesse que se tratava do elemento número.
Shin=representa o princípio o corpo.Da criação.No oriente é o akasha.Mas aqui as manifestações são em forma de luz,fogo.Deus se fez presente à Moisés em forma de Sarça Ardente.Aqui o éter,o princípio mais divino de nossa natureza.Aqui seria o equivalente ao akasha no oriente.Os cabalistas escolheram tal letra devido ao fato de ela representar todos os outros quatro elementos unidos e em ação.É a quadratura do círculo.Masi tarde será conversado sobre isso.
Mem=significa mais o simbolismo do que a realidade.Significa mente mais sutil.Nossa verdadeira natureza,que é semelhante à água.Pois a água pode refletir,possui qualidades do espelho,e é um elemento transparente,fluido,contínuo.Nossa parte à imagem e semelhança de Deus.Aqui estarão juntas a água e a terra.Conforme afirma o Yetzirah.
Aqui acima não estou falando dos quatro elementos e sim dos princípios que os regem.Esses princípios antecedem a criação material.Nesse momento os elementos existem de forma pura,imaterial e em potencial.Em nossos corpos estão simbolizados por:
-Cabeça:Shin.
-Abdômen:Mem.
-Tórax:Aleph.
“O Ar os reconcilia” Diz o Yetzirah.Esotericamente:
-Chakra Coronal: Shin.
-Chakra Garganta: Aleph.
-Chakra Coração: Mem.
E entre eles o ar que os reconcilia.Isto mais a frente será de muita importância.O fogo é sempre trino na cabala.Possui vários significados e varia muito de texto pra texto.Exige muita experiência para diferenciar um do outro.No oriente é mais fácil,pois é o akasha.Sempre mais fácil de reconhecer.
Portanto, essas letras representam nossos princípios trinos.Aqui devo me calar.
Eliphas Lévi afirma que os Magos antigos deviam fazer provas do fogo para provar sua eficiência em magia.No oriente é do Akasha.Por isso,deve-se saber muito bem uma doutrina,para não se correr o risco de cometer um erro.Quando compreender uma bem,compreenderás a outras também.
Na Arte da Cura,essas essências são responsáveis pelos três humores em nosso corpo físico:Vento,fleugma,e bile.Para Hipócrates os elementos eram quatro humores do corpo humano (sangue, bile negra, bile amarela e fleugma), determinando assim quatro temperamentos segundo os quais respondemos às vicissitudes, aos fatores climáticos causadores de doenças, e principalmente, aos nossos sentimentos.Mas cabalísticamente contamos três esotericamente.Apesar de em livros exotéricos isso existir também.
Na Arte de Cura(e somente aqui) :
Aleph significa a força que gera e possui as qualidades do "ar" ( e do espaço). Aleph não é "gás" mas a força que, quando em excesso, produz "gás".
Shin significa a força que gera e possui as qualidades do "fogo". Shin não é "bile" mas a força que, quando em excesso, produz "bile" e "ácido".
Mem significa a força que gera e possui a qualidade da "água" ( e terra).Mem não é o "muco" mas a força que, quando em excesso, produz "muco".
Correspondem ao Vata,Pitta e Kapha na medicina tântrica.O tridosha.Possuímos três pecados raízes,ou obscurecimentos(eu prefiro,pois pecado está associado a um monte de coisas erradas).Ignorância,raiva,e apego ou desejo.O maior de todos é a ignorância, pois os outros dois saem dela.O mais influente é o vento,pois os outros elementos depende dele.Todos nós possuímos esses elementos dentro de nós em alguma proporção.Uns um domina mais,outros o outro domina mais.Mas todos possuímos uma ou outra.Equivalem às Doshas em tantra.
No site http://www.saisanjeevini.com.br/dintro.htm temos o seguinte:
“A raiva é uma qualidade Pitta(shin) . Vamos dizer que alguém seja um "tipo" Pitta(shin) e raiva seja um dos atributos de Pitta(shin) que esta pessoa tenha em abundância. Ela também sabe que Pitta(shin) é agravado pelos sabores salgado, picante e azedo. Se ela identifica que a raiva está contribuindo para seus problemas, no dia a dia, ela deve tentar e reduzir e, se possível, suspender seu consumo destes três sabores. Também sabemos que Pitta(shin) é pacificado pelos sabores amargo, doce e adstrigente. Esta pessoa deveria garantir que seus alimentos contém alguns destes sabores. Por um período de tempo, ela perceberia que está gerenciando sua raiva de forma mais adequada.
Tomando o mesmo exemplo, vamos dizer que esta pessoa tem uma reunião muito importante, onde os temperamentos correm o risco de explodir. No dia da reunião ( e provavelmente no dia anterior) ela poderia abster dos "sabores agressivos" e comer um pouco dos "sabores pacificantes", imediatamente antes da reunião. Desde que coisas geladas pacificam Pitta(shin) , ele deveria armar-se de um copo de água gelada para beber durante a reunião.
Da mesma forma, outros atributos e doenças podem ser gerenciados. É claro, este sistema é maravilhoso como medida preventiva e funciona muito bem para corrigir pequenos desequilíbrios mas torna-se bastante complicado quando surgem doenças sérias. Em doenças sérias, todas as três Doshas(letras mães) estão, usualmente, fora de equilíbrio e o truque está em descobrir aquela que é mais fácil ajustar sem posteriormente agravar as outras duas. Isto pode ocorrer porque, o que pode pacificar uma Dosha, usualmente agrava outra. “
Isso foi para termos uma idéia.Como Eu disse antes,sendo filha da atlântida possui em si todos os conhecimentos antigos de forma semelhante,ou na verdade iguais..né?Bom,poderemos falar de medicina mais tarde.Tem muita coisa ainda faltando.
Espero que reflitam mais e tenham gostado desses novos conhecimentos.Que todos os seres sejam beneficiados!

Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!

Nenhum comentário: