segunda-feira, 14 de maio de 2007

As Quatro Portas Iniciáticas

Chegamos enfim nos quatro elementos.A parte vital de nossos trabalhos mágicos e de todo sistema das Escolas de Mistérios Antigas.Eles são a base de tudo aquilo que diz respeito à magia.Jamais será possível fazer algum progresso sem ajuda deles,sem a intermediação deles.Por que?
Como havia dito anteriormente,podemos resumir nossos canais psíquicos ou sendas psíquicas em quatro,que são direcionados aos quatro cantos do mundo.Todo nosso ser,e como conseqüência toda natureza provém de quatro.Lembre-se:O número três está relacionado com o plano mental,ao que antecede a forma.São os três elementos primordiais.O número quatro está relacionado com a forma.O mundo astral e psíquico.E o número sete com o mundo dos desejos. Portanto,deduzimos três mundos básicos:O mundo do sem forma,o mundo das formas e o mundo dos desejos.Como dizia Henrique Agripa em seu livro de Filosofia Oculta.Ele dividia o mundo em três:
Celestial,elementar e intelectual.

Por isso disse antes,que é necessário estudar e compreender essas partes muito bem,para que se possa ter uma noção completa e correta do sistema de magia.
Bom,como há os quatro nervos psíquicos originais,concluímos que cada um é a casa de cada um dos elementos.O que são esses elementos?Primeiro,antes de tudo,eles estão em todos os planos de manifestação cósmica.Possuem sua parte pura,e sua parte impura.São os elementos terra,água,fogo,ar e é claro o éter ou quinto elemento.De acordo com Platão e Pitágoras(aliás,os filósofos gregos conseguiram manter puros esses ensinamentos,que trouxeram dos egípcios,apesar das pessoas só levarem para o lado filosófico),que eram grandes seres realizados, esses elementos não são só nossos componentes físicos e materiais,como representam os estados da matéria,e são suporte à várias coisas.Por exemplo:
-O fogo é o elemento de luz.Representa as forças eletromagnéticas, eletricidade, etc. Mas também sua forma sutil é suporte para o elemento luz interna,que produz a visão.Se tivermos um problema com nosso elemento fogo,teremos problema em nossa visão.Também é o responsável pela nossa digestão.Dentre outras coisas.Esse assunto é realmente muito longo e complexo.Não poderei esgotar o assunto.
-Água é o elemento líquido do universo.Mas também representa a força de purificação, e é o suporte sutil para nosso paladar.Um problema no elemento água trará problema no paladar. Secretamente também a água possui ligação direta com o elemento espaço, na verdade são idênticos.Por isso a água representa NOSSA ESSÊNCIA várias vezes nas tradições,pela capacidade de refletir,ou ser como “espelho”.
Obs.:O elemento espaço ou éter está contido e contém todos os outros elementos em si,mas em si mesmo é diferente dos outros elementos.O som é um atributo presente em todos os outros.
-A terra é o elemento material e sólido,mas também representa o olfato.Às vezes,em algumas tradições o olfato é do ar.
-O ar é o elemento gasoso.Representa o tato.Com relação a este elemento há uma divisão dele,há quatro ventos:
-Notus do sul;
-Boreas do norte;
-Zephyrus do oeste;
-Eurus do leste.
Notus é nublado,úmido,cortante,quente.Boreas é contrário ao Notus.É ameaçador,ruge,dissolve nuvens,faz o ar sereno e une a água com neve(geada).
Zephyrus é mais leve,caindo do leste com agradável toque.Removendo os efeitos do inverno,iniciando a primavera.O Eurus é o contrário,chamado de apeliotes.É úmido,nublado e como um corvo,escuro.
-O espaço ou quinto elemento é a fonte de tudo.O suporte para todos os outros elementos.
O que isso significa?Que tudo na natureza necessita deles para que possa existir e funcionar.Os elementos são suportes fisiológicos,e psíquicos.Nossas funções mentais,orgânicas,fisiológicas,vitais,e tudo na natureza necessita desse elementos sutis.
De acordo com Agripa: ” Se não conhecermos os quatro elementos muito bem,nenhum efeito pode ser produzido em magia.”
Em nosso corpo as áreas de localização desses elementos são:
-Terra:Base da espinha.
-Água: área genital,umbilical.
-Fogo: Plexo Solar.
-Ar: Coração.
-Quinto elemento por si se divide em três tipos,que secretamente já foi falado anteriormente.
As áreas de manifestações deles são:
-Terra: Das solas dos pés ao joelho.
-Água: Dos joelhos à área do reto.
-Fogo: Da área do reto ao coração.
-Ar:Do coração à região entre as sobrancelhas.
-Éter:Do meio das sobrancelhas ao alto da cabeça.
Agora sim,a parte mais secreta.As dez emanações ou energias,que são emanações dos quatro elementos,e estes são os sustentadores delas:
-A energia pervasiva,de cor azul celeste,localizada no chakra da coroa.Sustenta a energia do espaço ou quinto elemento.
-A energia ascendente,localizada no chakra da garanta.Sustenta e controla os movimentos do falar,salivar,engolir e vomitar.É de cor vermelha.
-Energia de sustentação da vida.Sua cor é o branco, ele se localiza no chakra do coração.Sustenta a natureza essencial de nossa energia vital.Sobrevive à morte e é a base física de nosso ovo áurico,contém todos nosso registros kármicos de todas as nossas vidas.
-Energia acompanhante,de cor verde,localizado em nosso chakra do umbigo.Sustenta a natureza essencial da energia da digestão.
-Energia descendete.Sua cor é o amarelo e ela está localizada no chakra secreto ou básico.Sustenta a natureza essencial da excreção,menstruação,ejaculação,etc.
Todos elas são interdependentes e sustentam nossa vida,Se uma delas falha,todos ficam desequilibrados e adoecemos.Quando começam a falhar sistematicamente e não corrigimos,nós morremos.Há ainda mais cinco energias que emanam dos cinco elementos, perfazendo um total de dez emanações:
-Energia que se move, de cor vermelha, permite que nossos olhos funcionem;
-Energia que se move intensamente, de cor azul, permite que nossos ouvidos funcionem;
-Energia que se move perfeitamente, de cor amarela, permite que nosso olfato funcione;
-Energia que se move fortemente, de cor branca, permite que nossa língua funcione;
-Energia que se move definitivamente, de cor verde, permite que nosso sentido do tato funcione.
Elas emanam dos quatro elementos e são sustentadas por eles.Portanto,pra cabala nossas funções fisiológicas em nossa própria existência está relacionada com esses elementos.Agir a trabalhar com eles nos permite conhecer nossa própria essência. Possuir saúde e atingir nossa verdadeira natureza.
Como foi dito, eles estão presentes em tudo. No heptameron e nos livros de Agripa,As influências nas pedras são:
-As pedras da terra são escuras e mais pesadas.
-As da água são úmidas e transparentes como cristal,berílio e coral nas conchas.
-São do ar quando bóiam na água e são esponjosas, como a esponja,e a pedra sophus.
-São do fogo quando o fogo está dentro dela e pode ser extraído, ou que de alguma forma é inflamável, como o asbestos,pedra de fogo .”
“O mesmo dos metais. Prata da água,mercúrio da água,cobre e estanho do ar e ferro e ouro do fogo.
Nas plantas também.As raízes são da terra,seiva da água.Flores do ar,por causa de sua sutileza.E as sementes do fogo,por causa da multiplicidade do espírito.”
“Os nomes quente,vinho frio,umidade,secura são formas de classificar coisas para os elementos pois são suas qualidades.Os animais pela sua habitação,as do fogo são as salamandras,vagalumes,e o leão por causa de sua respiração solar.Ossos são da terra,energias do ar,o fogo espírito vital,e líquidos a água.Os órgãos ocos do quinto elemento. Os planetas,os signos tudo possui os quatro elementos. Os demônios também possuem.
Os quatro rios infernais também:o Fogo Phlegethon,o ar Cocytus,a água Styx,a terra Acheron.
O Sol e marte são fogo.O Ar Júpter . Vênus é Água , Saturno e mercúrio são terra.E o oitavo orbe e a lua são água.
Nos signos possui três fases: começo,meio e fim.Áries é o começo do fogo,Leão o progresso e a queda em sagitário.Touro é o começo da terra,virgem o progresso e capricórnio o fim.Gêmeos o começo do ar,libra o progresso e aquário o fim.Câncer é o início da água,escorpião o meio,e peixes o fim.
Pelas ordens dos anjos alguns são fogo: Seraphim e autoritários e poderosos.Terra como os cherubins.Água aos Tronos e arcanjos.Ar às dominações e Principados.
As virtudes ocultas são infundidas nas coisas pelos pensamentos, da alma do mundo e os raios das estrelas.”
Pitágoras era excelente nesses estudos.Para ele tudo se resumia na Tetrákytis sagrada.Por que quatro?Porque de acordo com ele,todos os números se resumem no quatro,após ele todos se repetem,por exemplo,5 é 4+1.Vamos estudar isso um instante para que possamos compreender melhor.Isso é fundamental na alquimia.
Se somarmos 1+2+3+4=10.Certo?Portanto,na compreensão do mundo das formas o quatro representa os quatro elementos.E o quinto?Na verdade é o conceito do zero.Acreditem,o conceito do zero fez dos gregos os maiores matemáticos de sua época. Fica aí uma sugestão para quem quiser conhecer a história da matemática.O zero é circular e não é a toa.É a representação do giro,da circunferência.Do quinto elemento.Na ciência horizontal são os cinco movimentos de energia.Em cada plano a energia possui cinco movimentos.Os chineses forma mestres nessa arte.Desloque isso para cada plano existente no mundo,e conhecerás o funcionamento de cada plano.Na índia também.O ábaco,aquele computadorzinho antigo com bolinhas para cálculo,também é uma expressão disso.Por que?Porque o zero era um espaço que ficava vazio.Vazio é a melhor definição do quinto elemento.Mas não entenda isso com sendo nada,desprovido de algo.E sim vazio de conceitos.Onde as coisas simplesmente são.
Bom, a alquimia chamava isso de “quadratura do círculo”.O que é isso?





Há um manuscrito de alquimia maravilhoso onde os elementos aparecem demonstrando a quadratura do círculo,e que os elementos são interdependentes.É a figura 16 de Camererius, da Obra Symbolorum et Emblematum de 1595:


Nessas imagens podemos ver:Um círculo.Para matemática é um círculo se ,e somente se ,você traçar um quadrado perfeito(quatro lados iguais com ângulo de 90º) e ele girar sobre si mesmo desenhando um círculo sobre si.Portanto,a relação entre os quatro elementos fica com uma imagem visual perfeita em imagem e conceito.O quinto elemento é o círculo,contém e está contido nos quatro elementos,sendo ele próprio um elemento distinto de todos eles.Cada lado do quadrado é um dos elementos.Coloquemos isso para os quatro pontos cardeais e teremos um resumo dos elementos e suas formas sutis com todas as suas funções.Lembre-se que um templo iniciático das Escolas Antigas era quadrado,possuía quatro portas.Como nosso coração possui quatro canais psíquicos que vão se subdividindo.Essa era uma das idéias mais básicas de alquimia,pois era o símbolo da matéria-prima da pedra filosofal.É imprescindível conhecer isso a fundo.Tem mais,Pitágoras chamava isso de Tetrákytis Sagrada,pois possuía tudo dentro de si.Mas se somarmos dá dez,certo?Isso explica as Dez emanações que provém desses elementos e que precisamos conhecer para utilizarmos em nosso Laboratorium e posteriormente em nosso Oratorium.Para nossa Grande Obra ou Arte Real.Se lerem bem o Sepher Yetzirah ele fala de Dez emanações que são a década saída do nada.Mas,significa números.Há um livro caldeu idêntico a este Sepher Yetzirah,que alguns até acham que foi a origem deste livro.Que Shimeon Bem Yohai(o Autor do Sepher) teria copiado esse livro.Se chama o Livro dos Números Caldeu.Ele fala dos dez números que conhecemos, separados em grupos de cinco positivos e cinco negativos.Cada um, um dedo da mão.O segredo estaria na união desses elementos.Lembre-se a mandala sempre possui quatro lados,e o centro.Mas,a cabala fala de um nome sagrado,o qual “não se deve pronunciar em vão”,e é chamado de tetragrammaton,e é soletrado por IOD-HE-VAU-HE.O nome sagrado.E tem ainda o pentagrammaton,que são as quatro letras divinas mais a adição de shin.O nome é yeshuah ou Yheshuah.Nome de Jesus.Seria o quinto elemento.Vejamos isso de forma gráfica:


O ponto no centro seria a letra shin.A associação aos quatro elementos é óbvia.Os pontos seriam as 37 deidades ou anjos,falado anteriormente.Fantástico,não é?
Bom,agora compreendemos o simbolismo e o porque os quatro elementos são vitais.Mas estudemos agora,os outros canais psíquicos,os 72,chamados de schemamphorah.Como emanam dos quatro?Leram o artigo anterior que descrevo,agora darei a forma gráfica usando o tetragrammaton:



Voltemos à matemática divina e esotérica.O valor das letras são(lembrem-se que no hebraico letras e números são iguais .Outra observação:IOD é a letra geradora de todas as outras):
IOD=10;
He=5;
Vau=6;
Na primeira linha de cima pra baixo temos IOD= 10;
Na segunda linha temos IOD+HE= 10+5= 15;
Na terceira linha temos IOD+HE+VAU= 10+5+6= 21;
Na quarta linha temos: IOD+HE+VAU+HE= 10+5+6+5= 26;
Agora, somemos todos os números,ou seja, 26+21+15+10 = 72.
Os 72 canais ainda se dividem em mais mil cada um.Isso não importa,só em alta magia em trabalhos específicos.Saber os 72 já nos permite trabalhar com todos os canais de energia de nosso corpo.Na cabala assim como no tantra, cada força é antropomórfica,possui formas,e estas são muitas.É necessário isso para que possamos interagir de forma concreta com elas.A cabala os denomina anjos ou meleck.O tantra os chama de deidades ou yidam.São a mesma coisa.Essa palavra meleck na verdade significa ação,trabalho.Mas pode ser anjo.Não são seres.Se fossem não seria dito na bíblia “que os homem estão acima dos próprios anjos”.Compreendem agora a importância do estudo secreto?Esses nomes divinos são chamado de anjos cabalísticos,muito divulgado por Mônica Buonfiglio.Bom,agora entendemos o seu significado.Não será o momento de estuda-los de forma mais secreta agora.Mas posteriormente poderemos retornar ao assunto.


A tabela acima é tirada do livro Magus de Francis Barret.Aqui de uma forma mais nítida e fácil:


Nas Clavículas de Salomão há 36 talismãs.Para um estudante iniciado verá ali os 72 anjos.Isso também foi simbolizado numa figura acima,que se quisermos também poderemos simbolizar dessa forma:


No tarô egípcio( o único que merece um atenção mais concreta) há uma carta que seria o começo.O Mago.Nele se pode ver um mago que possui diante de si os quatro elementos,com seus símbolos:


Esse é o trabalho inicial. Entrar em contato,dominar,e exercer influência em nossos cinco elementos, purificando-os.Esse é nosso trabalho.Essa á nossa missão.Trabalhar os cinco elementos,os quatro canais psíquicos,os quatro pontos cardeais,e por aí vai é a Arte Real.Nessa carta mostra que é imprescindível trabalhar com eles.Somente após passar pela prova dos quatro elementos estaremos aptos a trabalhar de forma eficaz com Alta Magia.Sempre será necessário óbvio o trabalho com eles.Mas a forma de trabalhar e como trabalhar varia de acordo com cada ritual.
Você sabe por que a sílaba OM é tão sagrada?Ela foi a primeira sílaba do verbo da criação.Ela é escrita numa seqüência específica que simboliza a quadratura do círculo.Exotericamente,as cores dos elementos são:
-terra: amarela;
-água: azul;
-fogo: vermelho;
-Ar: verde(muitas vezes é representado com azul também);
-éter:branco;
Então,mostremos o OM de forma iniciática, isso falará e explicará mais do que qualquer palavra:



Bom,falemos agora do tarô.No antigo egito Toth o escriba divino(mensageiro dos Deuses) prevendo a queda da civilização egípcia deixou um livro que conteria todos os segredos egípcios de forma velada.Denominou ele de taro.Possuía 22 Arcanos maiores.Na cabala são as 22 letras do alfabeto hebraico.Engraçado,João o discípulo predileto de Jesus,também teve tal pressentimento sobre as verdades iniciáticas,e escreveu um livro de 22 capítulos,e ainda afirmou como Toth que “ai daquele que mudasse uma única palavra”.Por que?Porque ao contrário de Toth, João não desenhou,mas escreveu,ou melhor,descreveu imagens...isso mesmo..imagens visuais que possuíam significados.Portanto,não pode mesmo ser “alterada nenhuma palavra”.Se isso ocorresse,todo o significado estaria perdido.João como os antigos iniciados sabiam que as imagens transportavam muito mais símbolos e de forma muito mais poderosa que as palavras.Palavras mudam de significado de épocas em épocas.Imagens não.Um iniciado estaria apto a ver e enxergar a mesma coisa que os antepassados dele.Caberia a ele compreender.Temo ter revelado o segredo!!!!!!!!!!
Infelizmente, as letras hebráicas não são 24 e sim 22.Com isso,perde-se a capacidade de transportar os mistérios completos.A cabala soube corrigir isso dando dez números de forma compensatória.Na Grécia há as 24 letras,portanto o alfabeto grego é mais completo e rico do que o hebráico.




Os egípcios eram ainda mais completos,pois possuíam 26 letras:
http://www.geocities.com/tioisma2002/decifra.htm
Agora os tibetanos e indianos possuem 50.Isso com certeza possui todos os mistérios e está mais próximo do idioma de origem:o WATAR ou atlante. Mas possuindo uma ampla escrita,eles mantiveram o simbolismo oito e não dez como na cabala.No fim,entendendo e compreendendo isso,fica fácil entender as doutrinas.
Os elementos são representados por:
-Terra:gnomos;
-Água:Ondinas;
-Fogo:Salamandras;
-Ar:Silfos;


Gnomos


Ondinas


Salamandras



Silfos




Os planetas também.Em nossa astrologia se oculta o oitavo planeta.Agripa cita ele como oitavo orbe,mas aqui seus efeitos são distribuídos no sol e na lua.Ele seria o quinto elemento.
Bem, exotericamente os elementos são distribuídos da seguinte forma:
Gnomos
Gênio é o GOB;
Ponto cardeal: Norte;
Temperamento: Melancólicos(pessimistas);
Hieróglifo: Touro;
Instrumento mágico: espada;


Salamandras
Gênio é Djin;
Ponto Cardeal :Sul;
Temperamento:Sangüíneo(Ativos);
Hieróglifo:Leão;
Instrumento Mágico:Cetro;


Silfos
Gênio é Paralda;
Ponto Cardeal: Leste;
Tempreamento:Biliosos(Ambiciosos);
Hieróglifo:Águia;
Instrumento Mágico: talismã(pentáculos);


Ondinas
Gênio: Nicksa;
Ponto Cardeal:Oeste;
Temperamento: Fleugmáticos(Tranqüilos);
Hieróglifo: Aquário.
Instrumento Mágico:Taça;


Homem
Quinto elemento;
Letra:shin;
Gênio:Adam Iotchavah;Ás vezes algumas tradições inserem Yehshuah;
Ponto Cardeal: Centro;
Temperamento:Neutro;
Hieróglifo:Homem;
Instrumento Mágico:Pentagrama;
Em todos os lugares isso pode e deve ser visto.As colunas do templo possuem formato de lótus com quatro pétalas.Temos quatro estações.As esfíngies possuem quatro formas.O carro de Ezequiel possui quatro rodas.A shekinah possui quatro colunas.E por aí vai.
O mais interessante da cabala é a profundidade de tudo isso.Tudo tem um aspecto mágico e psicológico.A mudança se faz em níveis profundos.Sabemos que olhamos o mundo conforme nossa mente.Se colocamos um óculos vermelho,enxergaremos o mundo vermelho.Por isso cada ser humano vê o mundo de acordo com seu prórpio modelo de mundo.O mais fantástico disso tudo é a cabala afirmar isso há milhares de anos enquanto só hoje a psicologia admite.Por exemplo,conforme a influência de cada elemento,as estações acontecem.A terra muda de nome,pois até a aparência de nosso meio ambiente é nitidamente diferente.Portanto,tudo será visto sob o ponto de vista desse elemento,que domina,tudo.Inclusive o sol e a lua passam a ter nomes.Vejamos9de acordo coma tradição antiga.Veremos um resumo do Heptameron,Philosophie Occulte,Aedipus Egyptiacus,Alberto o Grande,e Clavículas):
O Nome das estações são:
Primavera: Talvi.
Verão: Gasmaran.
Outono: Ardareal.
Inverno: Fallas.
Esses são os nomes das estações.Conforme foi dito acima:
Primavera
Anjos:Caracasa-Corê;Amatiel-Commissoros.
Chefe do signo:Spugliguel.
Nome da terra: Amadai;
O sol se chama: Abraym.
A lua se chama: Agusita.
Verão
Anjos: Gargatiel-Tariel-Gaviel
Nome da terra: Tubiel.
Chefe do signo: Festativi.
O sol se chama: Athemai;
A lua se chama: Armatas;
Outono
Anjos: Tarquam-Guabarel.
Chefe do signo: Torquaret.
Nome da terra: Rahimara.
O sol se chama: Abragini.
A lua se chama :Matasignais.
Inverno
Anjos: Amabael-Ctarari.
Chefe do signo: Altarib.
Nome da terra: Geremia.
O sol se chama: Commutaf.
A lua se chama: Affaterium.

É maravilhoso isso.Espetacular.Na verdade,dentro de cada uma das estações é como se colocássemos um óculos diferente.A natureza faz isso,nós procuramos compreende-la.Portanto,enxergamos a natureza como ela de fato é em cada estação,sob cada elemento.Os profanos não vêem isso.Sempre é a mesma coisa.E de fato sabemos que não.Tudo muda.O astral muda.As correntes astrais mudam.Quem quer quer queira utilizar-se dessas forças deve compreedê-las.Os animais instintivamente tiram proveito de cada uma das estações.Nós deveríamos fazer o mesmo.Os antigos sabiam disso e utilizavam isso.
Os atlantes também.Os celtas tinham festivais que comemoravam tais chegadas.Fantástico.Lindo!Perfeito.Como eram sábios.Ok,hoje têm por aí “seus” adeptos,mas o que me pergunto é:quantos sabem o significado de tudo isso?
É necessário sim sempre comemorar.Mas com conhecimento de causa.Particularmente fui a alguns festivais wiccas.Tudo bem,não são celtas.Mas quantos sabiam ali o real significado de tudo isso?Que os elementos estavam em revolução?Que estavam de mudança?Que isso produz forças majestojas,que sob nosso controle,fariam verdadeiros “milagres”?Acho umito importante o que esses movimentos têm feito para divulgar a magia, e sua arte, mesmo que seja com religião ao invés de escola. Só acho muito importante que seus representantes dediquem mais tempo às realizações. É muito importante a vivência mágica. Quero sim adeptos de magia,mas quero muito mais iniciados nas artes mágicas.Não simples amadores.Tenho conhecimento de grupos druidicos na escócia,e sei que lá é bem diferente.Bom,cabe a nós fazer a diferença. Isso não pode ser generalizado, por isso, é importante treinar muito. Mesmo assim, fica aqui minha homenagem aos grupos pagãos, ou grupos que promovem a magia sob qualquer ponto de vista. Espero que prosperem numa era como a nossa tão degenerada com relação à espiritualidade.
Isso é tão profundo que até mesmo a lua muda de nome em cada casa lunar que entra.Por que?Porque cada casa lunar ela tem uma força diferente.Ela muda.Não é a mesma.Suas forças não são as mesmas.Sua influência não é a mesma.Aquele que quer comandar as forças naturais e mágicas deve compreender isso.Para poder utilizar de forma mais eficaz possível.
Quando conseguimos centralizar nossos elementos na coluna do meio,ou central,há diferentes fases de realização.Os antigos descreviam sob o número quatro,pois é nossa força vital direcionada de forma eficaz nos quatro centro principais.Era uma forma do aprendiz medir seu aprendizado e sua realização.
Havia 12 fases solares e 16 lunares.Nas solares eram três fases em cada chakra.E nas lunares eram quatro.Por enquanto é tudo que posso falar.
Bom,como disse acho muito difícil esgotar o assunto.Nem é minha intenção.Na verdade são apenas segredos mágicos de prática,que permitirão compreender melhor as artes mágicas.Espero que você tire o maior proveito de tudo isso.Sempre estarei atualizando os textos acrescentando mais coisas.
Agora que já falamos muito sobre nossa estrutura interior, nada melhor do que ver isso na prática.Aqui está uma planta do Templo de Salomão de caráter ilustrativo.Aliás,queria deixar aqui meu reconhecimento ao site wikipedia, que se tornou uma enciclopédia fantástica, maravilhosa.Muito bom aos amantes da leitura.O endereço é:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Salomão

Reparem nas Câmaras do Templo.No formato.Nas colunas,nas portas de entradas,nos dois compartimentos centrais.No que identifica cada um.Óbvio que ainda faltam algumas estruturas que não estão aí.Mas só essa parte já dá pra saber realmente como é fantástico!Aos iniciados é uma bela forma de expressar conhecimentos das estruturas internas do homem e da natureza.

E que todos os Seres seja beneficiados.



Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!

2 comentários:

Anônimo disse...

Que interessante!Que aula!XP

muel01 disse...

Muito lúcido e claro sua explicação penske este conhecimento tenha tantos paradigmas e que a alma técnica e verdadeira desta arte tem dado lugar cada vez mais a paradigmas e supertições.muita paz e prosperidade