sexta-feira, 11 de maio de 2007

As 32 Sendas ou Caminhos(Canais) de Sabedoria - The 32 Paths and Roads (Channels) of Wisdom


Bom,agora falarei de uma das coisas mais importantes da Kaballah.Apesar de sempre falar que ela fala do homem e de sua criação, as pessoas geralmente não conhecem o homem bem,a ponto de poder estudar-lhe a natureza a fundo e poder compreender os Mistérios cabalísticos.
Well, now I will speak of one of the most important things in Kaballah. Although always say that it speaks about man and his creation, people often do not know the man well enough to be able to study its nature and background to be able to understand the cabalistic mysteries.
Conhecer sua verdadeira natureza a fundo é a única busca do cabalista.A cabala tem diversas práticas e diversas escolas e filosofias.Mas todas elas sempre,mesmo àqueles que se dedicam à especulação sabem que se trata da natureza do homem até sua essência mais sutil.Conforme o homem progride em sua prática pessoal,ele vai aos poucos compreendendo seu SER,sua força e sua própria essência.Assim,ele percebe que na natureza as coisas são iguais,como que “reflexos” dele mesmo.Muitas escolas dividem a cabala em dogmática,prática, teúrgica, etc.etc,etc.usam vários rótulos,mas de forma alguma aprofundam eles.
Knowing your true nature in depth is the only search of the Kabbalist. The kabballah has different practices and different schools and philosophies. But all of them always, even to those who engage in speculation, knows that it is the nature of man to his more subtle essence. As man progresses in his personal practice, he will gradually understand your being, your strength and your own essence. Thus, he realizes that things in nature are the same as that "reflections" of himself. Many schools divide the cabal in dogmatic, practical, theurgic, etc.etc, etc. use various labels, but in no way deepen them.
O que isso tudo significa?Eu já sei que devo me conhecer..e blá..blá blá..o leitor deve estar pensando.O que eu quero é que vá bem longe nisso.mergulhe fundo em reflexão.Como um cabalista sabia que determinado dia ou hora algo de grande impacto ocorreria na natureza?Por exemplo,na atlântida,alguns poucos mestres sabiam do evento cataclísmico,apesar de nem todos escaparem.Como eles podiam saber?Como os egípcios(obviamente os iniciados) sabiam tanto do céu e seus correlatos em eventos na natureza?Simples...conheciam essas forças dentro de si mesmo,e os efeitos que produziam.Tinham chegado num ponto onde tinham controle e conhecimento das energias internas e de seus efeitos.Assim,era fácil deduzir no resto da natureza.Por exemplo,dentro de si mesmo conheciam a fundo aquela força que seria simbolizada por Marte.Quando àquela força entrava numa região de seu SER equivalente ao signo de Aires(na natureza)ele sofriam de um determinado mal ou algo acontecia a eles.Daí eles traçavam o mapa para saber quando o planeta Marte entraria em Aires e daí podiam fazer previsões com eficácia para a natureza,mas só porque através de suas prórpias experiências tinham chegado ao conhecimento secreto.
Um mago jamais age na natureza externa das coisas.Isso nunca ocorre.Ele sempre está agindo em sua própria natureza.Pode até parecer que num ritual ele age nos elementais externos,mas isso é ilusão.Ele está agindo mesmo sobre seus próprios elementos e por causa disso ganha poder sobre os elementos externos,e assim pode comandá-los.Pode parecer que quando um mago age sobre um objeto,movendo-o ele está operando também sobre o próprio objeto,mas na verdade está agindo em sua própria mente. Sobre seu próprio SER. Nos rituais de banimentos ,quanto mais um mago conhece dele mesmo,maior é o poder de agir nos espíritos e forças da natureza.Nos livros de Gerrard Anacelet Vincent Encausse,mais conhecido por Papus,ele também nos diz isso.Ele cita um exemplo de um faquir, que faz com que uma semente se transforme em uma planta agindo sobre a força vital desta.Na verdade,é através de seu próprio controle que ele faz isso.Somente quando age sobre suas próprias forças internas um mago pode agir nas externas.Uma é reflexo da outra.
E como é nossa natureza?Então,continuando o Sepher Yetzirah,teremos:
“Yah, o Senhor das Hostes, o Deus Vivo, Rei do Universo, Onipotente, Todo-Bondade e Misericordioso, Supremo e Glorioso, que é Eterno, Sublime e Sacrossanto, ordenou (formou) e criou o Universo em 32 misteriosas sendas ou caminhos da sabedoria, por meio de três Sepharim, a saber 1- S'for, 2- Sippur e 3- Sapher que são Nele um e o mesmo. Eles consistem de uma década saída do nada e de vinte e duas letras fundamentais.”
Essa é a tradução que possuo de Rabino Isidor Kalish.Aqui Sepharim significa livro ou modo de criação.O S'for seria conhecimento,Sippur palavra e Sapher letra.O Rabino Arieh traduziu como texto (Sepher), com número (Sephar) e com comunicação (Sippur).Elias Lipner traduziu como mental (Sefar), falado (Sipur) e escrito (Sêfer). William Wynn Wescott traduziu como Números, Letras e Sons. O significado esotérico e secreto é:Luz,cor e som.
Aqui está em hebraico:


No Sepher Yetzirah não é citado Sephiroth e sim década saída do nada.Muitos autores afirmam que se refere aos Sephiroth.Mas é um simbolismo mais extenso.No Livro inteiro não é citado a palavra Sephirah ou sephiroth,O Sepher Zohar, o Livro do Esplendor(onde se usa a palavra sephiroth),é ainda mais perfeito em sua tradução do dia da criação e ainda mais exato acredito eu nesse ponto.Divide os dias em “direito,esquerdo e central”,denominado de Três pilares ou Colunas(dos 72 mil canais psíquicos em nosso corpo astral três deles são vitais ou os mais importantes e os mais estudados:direito,esquerdo e central).Centralizar todos as energias do corpo.Trazer ao canal central, é o primeiro passo de alta magia.Esse é o verdadeiro ritual do PILAR CENTRAL OU DO MEIO.Há um símbolo alquímico maravilhoso e perfeito.É a Chave de número 2 de Basílio Valentim.Dá pra ver nitidamente o caduceu de mercúrio direito e esquerdo,sol e lua, os expoentes máximo desses canais mais importante do corpo,direito e esquerdo.E há ainda uma nítida exaltação do pilar central ou canal central na figura.Por enquanto só direi isso,pois necessita-se de mais coisas para poder falar mais.AÍ está a chave:


E acrescenta: “havia três estados além de Reshith(começo),que foram definidos como Eterno Nada(AIN ou En),a Infinita Luz(Ain Soph Aur) e o próprio SER Infinito(Ain Soph)”.O simbolismo dez ou década possui diversas formas ou significado.Mais tarde vamos estudar cada um deles..Mas como saber qual deles é explicado aqui?Mais adianate o Livro nos informa que se refere às dez dimensões.Isso explica tudo.Por que?Prossigamos então.
Dentro de nosso coração está a essência mais sutil de nosso ser.Ela está dentro de uma “caixinha ou recipiente” lacrado.Só se rompe na morte.Tem duas metades.Em cima é branco embaixo é vermelha.Dela,emanam quatro canais psíquicos principais.Esses quatro se dividem em dois cada um,dando um total de oito.Desses oito,se dividem em três cada um,dando o total de 24 canais psíquicos.Esses 24 canais se dividem em 3 cada um dando um total de 72 canais por onde fluem nossas energias e essências.Cada um destes,por sua vez se dividem em mil dando um total de 72 mil canais psíquicos que correm nosso corpo astral.Nosso coração ainda assim está envolvido com mais oito canais que são as entradas sensoriais.
Então,temos 24 canais psíquicos mais os oito de entradas sensoriais que dão um total de 32 canais psíquicos ou Senda de Sabedoria.Quando utilizamos as letras hebraicas,encontramos as 22 letras,mais as dez dimensões,porque são oito intermediárias e duas(profundidade e altura).Mais tarde também,veremos como daqui se formam a Schemamphorah,ou A Arte dos 72 nomes divinos. E esses canais sensoriais?Bem,eles como todos os outros nas pontas internas elas começam no coração;e as externas terminam nos seguintes locais:
-1)Raiz da língua;
-2)Umbigo;
-3)Órgão Sexual;
-4)Ânus;
-5)Cabeça;
-6)Os dois ouvids;
-7)Os dois olhos;
-8)As narinas.
Quando a isso se adicionam os quatro pontos cardeais,mais a essência mais sutil e a mente mais sutil dá 37.Há muito que se estudar ainda.muito a se aprender.Eliphas Levi em seu livro “As Origens da Cabala”,Ed.Pensamento,página 112 afirma:
“Começaremos pela cabala,cuja divisão é:Berechit,Mercavah,Gematria e temurah”.

Berechit é o gênese.Mercavah significa “carrinho” ou carro de Ezequiel.Corpo de Luz que um mestre altamente realizado consegue.Mais adiante ele afirma:
“O Alfabeto e os dez números é certamente o mais elementar da cabala.Reuni a isso os signos dos quatro pontos cardeais ou quatro estações e tereis completado o livro de Henoch.”
“Os Dez primeiros números,as vinte e duas letras do alfabeto e os quatro signos astronômicos das estações resumem toda a cabala.Vinte e duas letras e dez números somam as trinta e duas vias do Sepher Yetzirah,quatro respresentam a mercavah e o Schemanphorah”.

Espero que com isso tenham entendido então que toda a cabala se resume no estudo do homem e de sua natureza mais sutil.Que todos os Seres possam se beneficiar do estudo secreto e possam atingir o conhecimento de sua natureza mais secreta para benefíco de todos os seres.






Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!

Um comentário:

Anônimo disse...

nice post. thanks.