quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Objetivo do exercício de concentração

Bom Dia caros leitores. Não sei se deram importância ao exercício que expus aqui de concentração. Hoje falarei dele. Queria ressaltar algo. Nosso SER ou mente não pode ser rotulado de forma absoluta, pois é vazio de existência inerente ou verdadeira. O que isso significa, só poderei expor quando for esscrever algo de alta magia. E provavelmente por motivos de compromissos com meus mestres, não posso expor publicamente algumas coisas, a não ser durante uma iniciação de corpo físico presente ou grupos de estudos de corpo físico presente. Portanto, em todos os textos aqui presentes, entenda que comento, uso de rótulos e conceitos para falar do SER ou MENTE sempre de forma relativa, porque preciso utilizar de palavras para poder expressar idéias. Dito isso prossigamos.
Nosso SER ou Mente hoje é de fato algo dissociado. Ou seja, não interagimos com ele de forma convencional. Isso porque nosso ser atua de forma "inconsciente" na maior parte das vezes no nosso dia-a-dia. Estamos desintegrados de nossa verdadeira natureza, nosso verdadeiro SER. O único meio de ocorrer a transmutação ou reintegração é de fato na prática, tomarmos consciência e efetivar um contato real de alguma forma com nossos recursos mais profundos.
Esse contato, ocorre às vezes de forma muito esporádica o dia-a-dia de forma que não nos permite efetivar uma realização mais efetiva. Por exemplo, digestão, respiração, e o próprio processo de leitura desse texto ocorre sem qualquer participação de sua mente consciente, a não ser no início, onde você escolhe fazer algo. Desse ponto exato em diante, sua mente inconsciente assume o controle, e por si mesma prossegue. Isso é devido à nossa própria cultura de não estudarmos nosso verdadeiro eu,e de desde pequenos, estarmos habituados a não dar a mínima importância de como nosso SER age ou trabalha. Nos contentamos em ler sobre Deus, mente inconsciente, inconsciente coletivo, e por aí vai, sem ter a menor noção de que isso de fato seja, ou mesmo se estamos corretos em nossas especulações.
De fato, não pense que somos coisas distintas, apesar de na prática isso ser de fato( na prática ocorre isso, por pura educação errônea. APÓS A REALIZAÇÃO MÁGICA, esse fator não é mais verdadeiro). Você até esse momento, não controla suas funções inconscientes, aliás, até a medicina não admite que isso seja possível, dando rótulos de função inoluntária e sistema parassimpático, dando ao hipotálamo e outros centros nervosos a função de comandar,e faz isso parecer uma novela, em que não temos participação ativa nenhuma disso. Isso tudo são projeções de aparência sensorial de nossa mente sutil ou SER, sendo de fato partes ou pedaços nossos, que precisamos juntar e reintegrar. Isso leva tempo para ser feito, e começa com a concentração.
Não ligue se no começo a mente estiver rebelde. Fora vidas e vidas sendo mal educada, mal treinada e ela aprende muito bem e mais rápido do que imaginamos. Nós fomos e somos os culpados por não termos ensinado ela a forma correta. Então eu comparo sua mente sutil e muito sutil a outro ser, e de fato na prática é assim que ocorre. Ela é uma animal selvagem. Que vive no comando de sua vida. Nem seus prórpios sonhos você pode controlar e utilizar para seus trabalhos, na atual fase de sua vida. PORTANTO, ELA É DE FATO OUTRA PESSOA QUE NÃO VOCÊ, PORQUE VOCÊ NÃO PARECE TER A MENOR NOÇÃO DO QUE ELA É EXATAMENTE. Ela Não se deixará domar facilmente e de forma amena. Haverá batalhas e lutas para isso ocorrer. Não perca de vista nenhuma vez, que seu ego jamais será submetido sem lutar. Isso é para nós termos a exata noção de que temos trabalho a ser feito e não temos tempo a perder.
Isso não é novo, e não gosto dos novos nomes que a psicologia anda dando a coisas que já eram estudadas e conhecidas no passado. Aliás, isso não se refere apenas à psicologia, e sim a toda a ciência, inclusive a física, veja o exemplo da teoria mais nova da física que é a supercordas, que define o universo com 10 dimensões. Acredito que qualquer místico iniciante já deva ter lido os upanishads, os vedas,e o zohar, ou sepher yetzirah onde isso está claramente definido. Aliás, existe um papiro que fala a respeito da criação dos Deuses egípcios em número de dez. Algo a ser revisto. Na índia, a concentração já era estudada de forma muito detalhada. Tinha alguns rótulos para medir o progresso. Dharana,Dhyana,samâdhi,sanyama. Dharana é o processo pelo qual você consegue focar seu objeto de estudo e ficar com ele em mente diante de um turbilhão de pensamentos e por um período muito breve. Dhyana, é quando você consegue focar a ponto de não ter mais o turbilhão de pensamentos em sua mente,não ocorre mais distração, você adquiriu o controle fantástico de afinamento mental, adquiriu a habilidade de se focar numa única coisa apenas, de forma plena e completa, mas não por um período de tempo superior a duas ou três horas. Samâdhi é quando você através de exercícios prolongados, conseguiu a habilidade anterior só que por tempo indeterminado, é possível se focar tranquilamente numa única coisa, pelo tempo que quiser, e por no mínimo 4 horas. Sanyama é o estado que buscamos. É uma ABSOLUTA CLAREZA MENTAL, PERFEITAMENTE LÚCIDA DE UMA QUALIDADE INCONFUNDÍVEL. É quando através da prática e treino, surge uma mente discriminadora, de nenhuma forma parecida com nossa mente racional. É mais uma mente intuitiva, uma mente conhecedora. Uma mente que cosegue estudar o objeto de forma profunda e perfeitamente concentrada. É uma habilidade fantástica e fundamental. É isso que gostaríamos. Saiba que a mente racional é uma grande inimiga em magia. Não devemos jamais usar o intelcto quando fazemos algum tipo de ritual. Alguns livros secretos rotulam a mente intelectual de um verdadeiro e único inimigo para a evolução pessoal, pois a verdadeira forma de SER consiste em usar nossos recursos internos de forma intuitiva. Inteligência usando intelecto em magia não é muito valorizado, por isso qualquer pessoa mesmo com deficiência em aprendizado, pode ser tornar um mago dos mais realizados. Intuição aqui não se refere ao processo inconsciente que a maioria das pessoas acrteditam que possuem de vez em qaundo. A mente intuitiva é cem por cento correta e infalível, o que aliás é exatamente que temos quando tentamos aprender ou lembrar algo. Só que treinamos pensar, para que a mente intuitiva dê a resposta. Não ensinaram a você a simplesmente repousar nessa mente, e que você teria a mesma resposta.
Se você pensar por esse prisma, verá que como o sol tem a luz dispersa, nossa mente é igual. Está fragmentada. Em pedaços. Completamente desestruturada. Quando colocamos uma lupa e canalizamos a luz do sol sobre um único ponto, percebmos que o fogo produzido já havia, já era presente, mas não manifesto, porque estava disperso, e percebemos que nossa mente uma vez canalizada, poderá fazer uma coisa perfeita, que é a integração. Uniremos esses pedaços esparsos,e juntaremos nossos próprios fragmentos, e perceberemos na prática, que partes nossas absolutamente desconhecidas se tornam conscientes, e caem no nosso campo conhecedor. Coisas que se quer teríamos consciência e nem imaginaríamos. Como disse antes, primeiro, faremos contato com nossa mente sutil e muito sutil. Depois, uma vez conhecida na prática, será estudada, mas não mais de forma racional ou intelectual, e sim de forma eficaz, conhecedora, com nossa mente potencial. Com nossa Mente muito Sutil. Sob o prisma de uma mente muito mais poderosa. Isso está perfeitamente escrito nos Sutras de Patanjali. Mas acredito que de forma muito velada. Uma vez feito isso, você poderá fazer um teste para ver se está preparado para fazer magia cerimonial.
Um dos, mas não o único, teste é visualizar uma deidade da qual se identifique profundamente, na cabala chamamos de anjo guardião, até que ele através de sua perfeita concetração, apareça diante de você com tão perfeita clareza mental, que voce poderá enxergá-lo com olhos abertos ou fechados, e até mesmo se dormir, a imagem não dispersará. Esse é o ponto, de onde se pode prosseguir e entrar no umbral da magia cerimonial. Há outros testes, que não devo revelar, segundo a tradição esotérica. Acredito que um bom iniciado saberá do que falo.
Que todos os Seres possam se beneficiar deste texto!

Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!

Nenhum comentário: