quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os Cinco Elementos(Relação Horizontal)

Bom Dia caros leitores do blog. Falaremos hoje da relação horizontal dos cinco elementos, que é pouco conhecida na maioria dos estudantes da Arte Real, e que deveria ser estudada a fundo. Como eu disse antes, nunca se sabe o suficiente com relação aos cinco elementos. Sabemos que os quatro elementos mais o espaço ou éter ou luz astral ou fogo divino manifestam nos mundos que existem seus devidos complementos, possuem uma cor mais opaca e um brilho menos intenso, e quando envolto em matéria ou energia elétrica, se comportam de uma forma muito peculiar, muito estudada por místicos avançados. Dessa maneira, podemos curar todas as doenças, produzir saúde, e entender o funcionamento orgânico do corpo. Iclusive, isso é essencial para compreendermos a fisiologia oculta. Podemos usar isso também para produzir os estados alterados de consciência, e mais ainda. Sendo aprendizes, dificilmente poderemos trabalhar no início os elementos sutis, mas sabendo através de nossos próprios ancestrais que tudo no mundo é formado pelos elementos, e estes interagem entre si, podemos usar a base material dele, e ir devagar em direção à sua origem sutil. Isso não quer dizer que não trabalhamos a parte sutil, pois tudo vem do sutil para o grosseiro, como dizia kapila. Mas sim, que tomamos consciência do grosseiro para o sutil, sendo que o sutil engloba o material.
No nosso plano, os elementos paracem não interagir mais de forma elemental, e sim de uma forma muito exótica. Um pode anular o outro. Exemplo, água apaga o fogo. Mas, isso depende da qualidade da energia água, e depende claro da qualidade da energia fogo. O fogo também consome a água. Isso não existe numa relação vertical, como foi explicado num artigo anterior. Parece que a materialização desses elementos produzem novas características de natureza fantástica. Para não confundir a mente do aprendiz, utilizarei apenas cores dos elementos, e farei isso de forma proposital. Porque, as cores mostrarão conforme veremos relações que não têm lógica do ponto de vista elemental, só do ponto de vista energético. Segundo, farei isso, porque diversas tradições mesmo, deram nome à essa nova forma de elemento, fazendo o inculto entender que fossem coisas distintas do que os quatro elementos, como se fossem algo novo, ou mesmo diferente. Mantendo apenas a cor da energia que o elemento possui, darei a chave para que estudantes cultos e instruídos vejam nessa relação chaves e mistérios que foram ocultos sob nomes e rótulos diferentes, às vezes até parecendo coisa de outro mundo, e no fundo era apenas uma relação energética entre os elementos. Se controlarmos os elementos sutis, controlamos sua base material. E por mais que pareça controlarmos a material, estamos mesmo agindo na base sutil. Se você possui consciência dos elementos sutis, toda a base natural, mesmo possuindo comportamento diferente, estará sob seu juízo. Aprenda bem isso. Eu disse que eles são a base de todo trabalho místico real. Sem compreender isso, erramos no caminho místico. Entenda também que mostrarei apenas a relação desses elementos em nosso corpo físico, mas saiba que na natureza, ocorre o mesmo, pois somos um microcosmo. Não precisamos estudar a natureza. Precisamos estudar a nós mesmos. Poderei eventualmente mostrar exemplos dessa energia baseada na cor na natureza, e para você possa vê-los em ação!
Comecemos com os canais psíquicos laterais de nosso corpo. Muita gente diz muita besteira com relação a isso. Na verdade, eles não definem a sexualidade. Muitos dizem que se o homem usar o canal lunar, será homossexual. Isso vem dos thelemitas, que a exemplo de Crowley, entenderam completamente errado. Crowley foi muito culto, mas misturava muita asneira com realidade, não permitindo um místico aprendiz de disintguir os dois. Na verdade, todos os seres humanos usam os dois canais eventualmente. O canal lunar e o canal solar. Tanto homem quanto mulher. Essa interpretação tão errada é típica de pessoas teóricas, de estudiosos de magia. Isso me leva a crer que certamente Crowley não era realizado em magia, pelo menos não da forma que alegam. iMPOSSÍVEL ISSO PASSAR A UM INCIADO. Quando vejo o absurdo acima escrito por "místicos", dou risada, por ser tão ignorante. Esses canais geram nossa medula e gânglios e nossos hemisférios cerebrais. Tão somente isso. A ciência moderna discute com tais "místicos", e tendo razão. São leigos, e afirmam besteiras. De fato, ocorre mesmo que seres humanos invertam a predominância dos canais. Mas na verdade, de duas em duas horas o fluxo energético alterna entre uma e outra. Na índia, se mantinha um costume entre os yogues de verificar qual narina está mais ativa que outra, pois de fato é possível sentir ar entrando mais por uma do que por outra. E isto, se for alterado, sabemos que ficaremos doente. O fluxo normal e saudável é de duas em duas horas. Fico pensando nessas pessoas ingênuas que nunca repararam suas narinas mais ativas nesse tempo, e percebessem isso. A magia em todos os seus exercícios, possui sinas visíveis . Não gosta de especulação. Bom, um canal possui energia lunar ou feminina o outro solar ou masculina. Preste atenção...essa relação funciona apenas no plano horizontal. Não no vertical. Essas energias procuram se equilibrar entre si. Uma busca a outra e uma, por incrível que pareça, possui a outra em seu interior. Existem leis que regem essa relação entre elas, e possuem sintomas e sinais físicos de sua relação conosco, que ao se manifestarem em nosso corpo, mostram sinais visíveis, cheiros e sintomas. Para um místico treinado, será muito visível e óbvio. Colocarei o máximo que puder aqui para ajudar as pessoas. Até porque terapias podem ser feitas dessa forma e diagnóstico de muitas doenças podem ser observados.
Obs.: Quando falo nesses quadros, gosto de ressaltar a relação que a magia possui com seus adeptos. Cada ritual e exercício possui sinais físicos, psíquicos e espirituais que permitem seus adeptos saberem como estão progredindo. A magia é o casamento perfeito da ciência e da fé. Nos nossos ancestrais, como egípcios, o sacerdote era religioso e cientista. Sabia das cheias do Nilo e de toda a ciência. Conforme foi vindo a era das trevas ou kali yuga, as pessoas começaram a fazer profanação dos mistérios, levando o homem através da história da humanidade a duvidar dos princípios mágicos. Houve em algum momento da história cisão entre religião e fé. Daí em diante, o sacerdote passou a cuidar tão somente de assuntos da fé e veio a era cartesiana, a era de Descartes alegando ser superor por possuir a "razão". Isso foi uma grande perda qualitativa e quantitativa, pois hoje parece que as duas são irreconciliáveis, e não são de fato. Nós de tradições antigas autênticas, devemos nos ater também à ciência, e colaborar para seu crescimento, e juntá-la com a religião. Nós devemos ser exemplos disso. O problema é que as referências são péssimas de místicos. E a própria tradição é secreta aos prórpios "iniciados". Hoje não adianta entrar em ordens místicas, não é suficiente. É necessário também possuir um mestre autêntico e realizado que demonstre tal ciência. Citei vários livros em minha bibliografia, pois todos eles possuem vestígios de sabedoria, mas quero ressaltar, que de nada servem. Nunca foi publicado o verdadeiro segredo, que só advém com a prática. Nem mesmo esse blog sem um mestre poderá fazer muito. Com um mestre a prática se torna óbvia, sem ele, tudo vira teoria. Eu quero que se perguntem o que fazer com o que escrevo aqui. E acima de tudo trocar experiências com pessoas realizadas, e não simples ouvintes ou leitores.

No sistema horizontal sabemos que a energia lunar e solar fluem em nosso corpo. Se a energia solar aumenta, a energia lunar decai, e se a energia lunar aumenta, a energia solar decai. Da mesma forma, se a energia lunar se enfraquece, a energia solar aumenta, e vice-versa. Em certas circunstâncias, quando condições estão presentes, se a energia lunar enfraquece, depois a energia solar enfraquece também. Por exemplo, se no início os sintomas de uma doença que revelam um déficit de energia lunar, tais como tosse ou transpiração noturna, se a doença evoluir durante um tempo bastante longo, esse déficit de energia lunar compromete a energia solar, que por sua vez, torna-se insuficiente causando o aparecimento de sinais de deficiência de energia solar, como asma e transpiração espontânea. O inverso é verdadeiro. E algumas ordens místicas se fala até de tratamento através de polarização positiva e negativa. Mas possui um sistema de diagnóstico muito primitivo e ultrapassado, com muitas e infinitas limitações. Talvez aqueles que gostem da arte de curar, se beneficiem destes textos. E a mais estranha relação entre essas duas energias é que em certas circunstâncias uma se transforma na outra. Como ocorre o fluxo dessa energia por canais psíquicos podemos avaliar essas condições através do pulso e outros fatores. Quando pensar nesses dois tipos de energias, não pense neles como lua e sol e sim como negativo e positivo, mas não como sendo forças ruins e boas, e sim como polaridades e tão simplesmente isso. Ok? O que é incrível, é que esse simbolo é usado para ocultar coisas. Às vezes ouvimos que um mestre parou o sol ou a lua, isso quer dizer que ele parou e controlou seu fluxo solar ou lunar em seu próprio corpo. Fantástico, né?
Um rosto fresco e seco é solar, um rosto macilento e úmido é lunar. Um som emitido pela pessoa possante é solar, um som fraco é lunar. Um pulso flutuante, forte, deslizante, cheio é solar. Um pulso profundo, atrasado, pequeno, rugoso, vazio, é lunar. Para uma doença solar, trata-se a energia negativa, para uma energia lunar, trata-se a energia positiva."Aquece-se o frio, resfria-se o que é quente".
Segundo a natureza, medicamentos que fazem conter, fazer descer são lunares, aqueles que têm capacidsade de fazer subir e dispersar são solares. Os sabores ácre e doce, sudorífios e dispersantes são solares.
O ácido e o amargo, evacuantes e purgativos sao lunares.
O salgado, evacuante e purgativo é lunar.
O insípido e diurético é solar.
A partir daqui, neste artigo utilizarei a energia negativa e positiva como sinônimos de lunar e solar, respectivamente. Mas só no plano horizontal. De forma nenhuma transporte isso para o plano vertical.
Podemos resumir assim:
sintomas de doenças negativas(lunares):processos crônicos; tendência à obesidade; congestão; passiva; hipotermia; tonus muscular diminuído; flacidez; sensibilidade diminuída; pele úmida, fria; sonolência; voz apagada; pessimismo; olhar apagado; aspecto alquebrado; timidez; depressão; inibição; distensão; contração; equilíbrio estático; coma, estupor.
sintomas de doenças positvas(solares):processos agudos; tendência ao emagrecimento; inflamação; febre; tonus muscular aumentado; espasmo; sensibilidade aumentada; pele seca, quente; insônia; voz vibrante; otimismo; olhar brilhante; aspecto arrogante; desembaraço; ansiedade; excitação; tensão; dilatação; alteração dos movimentos; convulsão.
A fonte de energia negativa são os alimentos. A da positiva é a respiração. A energia negativa circula pelo nosso corpo dando 12 voltas ao dia, começando às 3:00 hs da manhã, e vai de 2 em 2 horas circulando até percorrer o corpo todo. A energia positiva circula 25 vezes durante o dia, e 25 vezes durante a noite. Dando um total de 50 voltas por dia, até percorrer o corpo inteiro. Com relação aos elementos, cada um deles possui uma parte negativa e positiva em sua formação, a que predomina, é que geralmente mostra sua natureza, ou seja, se um elemento é positivo ou negativo. Exemplo, o fogo possui mais energia positiva que negativa, mas possui as duas. Esse é o porquê de os templos iniciáticos colocarem o chão mosáico ou a dualidade na manifestação horizontal num plano. Agora, as coisas vistas nos artigos anteriores fazem sentido, e farão cada vez mais. Existem sim uma relação vertical em que um plano possui ausência de dualidade, mas isso fica para outra hora. Focaremos agora, o horizontal.
A energia verde produz a energia vermelha, que por sua vez produz a energia amarela, que por sua vez produz a energia branca, que por sua vez produz a energia azul, que produz energia verde. Mas, elas se relacionam entre si, tendendo a um equilíbrio, o que gera tudo na natureza, e a harmonia. Dos canais solares e lunares saem filamentos ou canais que se ligam e são completamente responsáveis pelos órgãos que se ligam. Eles formam, regem e controlam tais órgãos. Estou falando de um ponto de vista energético. A ausência de um órgão não implica na ausência do canal. O canal positivo rege os órgãos vesícula biliar, intestino delgado, estômago, intestino grosso e bexiga. O canal negativo rege os órgãos fígado, coração, baço, pulmão, e rins. Nosso sistema hormonal é controlado pela energia negativa e nosso sistema protetor pela energia positiva.
Os canais possuem várias ramificaçõs e percorrem o corpo inteiro, pois são os responsáveis pela sua formação e regência. Não são nâdis, os nâdis, são outros canais, mas estes possuem uma relação mais sutil, mais vertical, onde as essências fluem. Esses canais são mais materiais. Mas são derivados dos nâdis. Os nâdis são mais profundos e sutis com relação à substância, e isso me leva a crer que esses canais no plano horizontal por serem idênticos aos meridianos de acupuntura, sejam eles rotulados pelos chineses. Existem uma intercambiação entre eles. Assim como entre eles e os órgãos. Ou seja, uma integração perfeita. Mas não confundir. Os nâdis são canais mais sutis, e estão mais próximos do sistema vertical do que horizontal e os meridianos estão mais dentro do sistema horizontal. Há ainda canais bem sutis, que só são trabalhados em alta magia. Não falarei deles publicamente.
Através desse sistema de fisiologia oculta, podemos ver como ocorre a integração de nosso ser. Por isso sensações, pensamentos, geram doenças. Nossa doença vem sempre de dentro. Uma vez em equilíbrio, jamais ficaremos doentes, não importa o vírus, não importa a bactéria ou o que quer que seja.
As energias vermelhas, verdes,amarelas,azúis,brancas possuem dois pólos, ou seja, formam uma dualidade, símbolo do piso mosáico ou orla denteada.
Da energia vermelha de pólo negativo temos: A regulação do fluxo sanguíneo, e do sangue. Sua manifestação é o rosto, e sua abertura é na boca.Se a energia está saudável, o rosto está rosado e brilhante, o pulso está tranquilo e firme. Se a energia está fraca, o pulso é vazio, tênue, e fraco, e o rosto é branco e sem brilho. Se ocorre desaparecimento dessa energia de forma súbita, o rosto fica branco e pálido. Se esta energia está estagnada, o pulso é rugoso, atado, periódico. O rosto fica azulado e purpúreo. Problemas com essa energia dá problemas de fala. Por exemplo, essa energia controla e rege o coração, durante um enfarto, podemos ver a pessao com dificuldade de fala, devido a esse fator. Controla a sudorese também.
Da energia vermelha positiva temos: Sua principal função é a de receber e armazenar temporariamente o alimento parcialmente digerido pela energia amarela positiva e executar a separação da essência a ser absorvida dos resíduos e dejetos sólidos que passarão para a energia branca positiva para serem eliminados. As principais funções são: controlar a recepção e a transformação e separar os Fluidos Corpóreos.
Da energia amarela positiva:Está relacionado às funções de receber e decompor os alimentos e, juntamente com a energia vermelha positiva, comandar todas as funções digestivas transformadoras dos alimentos. Controla o "amadurecimento e decomposição" dos alimentos, controla o transporte das Essências dos alimentos, controla a descendência da energia vital, é a origem dos Fluidos Corpóreos.
Da energia amarela negativa:funções de Governar a transformação e o transporte, Controlar o sangue,Controlar os músculos e os quatro membros com trofismo,"abre-se" na boca e manifesta-se nos lábios, controla a "subida da energia vital" e "abriga" o pensamento/reflexão. Sim, pensamos com os órgãos coração e baço. Para magia, o cérebro é apenas o local onde as informações são traduzidas. É um supercomputador utilizado por outros órgãos. BEM DIFERENTE da medicina. Para magia, o coração é o templo da alma, e dos pensamentos. Mas estamos falando de uma questão energética e não orgânica. A carne é um espelho de tudo isso que está sendo escrito. Controle as energias, e o coração o segue. É assim que fazemos na meditação. O contrário não existe. Só morremos quando o coração pára ou é removido sem haver circulação. OU seja, para magia, morte cerebral não é morte. Sim, isso perde um elemento fundamental que é o cérebro, ou seja, a capacidade de traduzir as energias para o mundo externo como forma de informação e integrar tudo isso. Ele é fundamental. Mas nosso lugar energético onde fica o coração é onde habita nosso ser. Não confundir com o órgão!
Da energia branca negativa:Suas principais características funcionais são o domínio da energia pura(ar) e o controle da respiração, a regulação das "passagens de água" e o governo da pele e do pâncreas. As principais funções são:Governar a energia e a respiração, Controlar os canais e vasos sanguíneos, Controlar a dispersão e a descida,Regular a "passagem das águas" ,Controlar a pele e os pêlos corpóreos,"abre-se" no nariz e "abriga" o corpo vital (manifestação somática da alma).
Da energia branca positiva:Principais funções são de absorção de líquidos e de componentes eletrolíticos (sódio, potássio, magnésio, cloro e bicarbonato) e eliminação de resíduos pesados.
As principais funções são : receber alimentos e líquidos dA ENERGIA VERMELHA positiva, reabsorver uma parte dos fluidos corpóreos, excretar as fezes.
Da energia azul positiva:Função é acumular temporariamente a urina, antes de excretá-la, além de atuar decisivamente na função equilibradora e eliminatória dos rins.A principal função é remover a água por meio da transformação da energia vital.
Da energia azul negativa:Funções são:Armazenar a essência,"Governar" o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento,Produzir as medulas,"Alimentar" o cérebro, "Controlar" os ossos, "Governar" a água, Controlar a recepção da energia vital,"abre-se" nos ouvidos e manifesta-se no cabelo, controla os dois orifícios inferiores e "abriga" a força de vontade .
Da energia verde positiva:A função é a de comandar a função biliar total, intra e extra-hepática, incluindo as vias biliares e armazena a bile e excreta para auxiliar a digestão dos lipídios.As principais funções são: estocar e excretar a bile, controlar o "julgamento", controlar os tendões.
Da energia verde negativa:As funçõe são:Arm azena sangue, Controla o fluxo do sangue,Assegura o fluxo suave da energia vital,Controla os tendões, Manifesta-se nas unhas, "abre-se" nos olhos e "abriga" a Alma Etérea .Responsável pelo útero e genitalia externa, auxilia o baço-pancreas nos processos digestivos.É considerado o general dos órgãos.
O sabor ácido estimula a energia verde, o sabor amargo estimula a energia vermelha, o sabor doce estimula a energia amarela, o sabor picante estimula a energia branca, e o sabor salgado estimula a energia azul.
Uma coisa interessante de se notar é que em nosso plano de manifestação, essas energias estão presentes dentro e fora de nós. Nosso universo é composto por ela. Isso permite uma interação perfeita entre nosso SER e o meio ambiente em que vivemos. Temos sete planos de existência,em cada plano, essas cinco energias tomam cores e formatos característicos dos reinos em que habitam. Seres com karma coletivos comuns, compartilham de uma mesma visão desses elementos que estão em revolução e interação constantes. Mas em todos os planos, esses elementos são manifestações de nossos cinco elementos, descritos como terra, fogo, água, ar e espírito. Em cada reino de existência, esses elementos assumem formas estranhas. Por exemplo, o elemento espaço ou espírito aqui possui cor azul no reino humano. Todos os seres humanos que possuem um karma coletivo comum, olharão o céu, e enxergarão a cor azul. No mundo dos anjos ou Deuses, esse mesmo elemento aparece para eles com a cor branca. Pois lá naquele reino, essa é a cor em que ele se manifesta. No reino do inferno ele aparece como preto, que na verdade é como a noite...um azul-escuro fumaça. Seres que habitam esse reino enxergam essa cor lá. Quem está mais correto? Ninguém. Por isso dizemos que tudo não passa de uma ilusão. Nosso SER vive esse sonho de existência, acreditando ser real o que ouve, vê, cheira, sente e pensa. São ilusões sensoriais. Um verdadeiro mestre, purificou sua visão de forma que pode enxergar os elementos em sua forma mais pura e desprovida de véus de ilusão. Esse mestre, posteriormente assume controle literal sobre o elemento, podendo assim em qualquer reino controlá-los e subordiná-los. Esse é um assunto de alta magia, mas gostaria de dar uma pincelada, pois você poderá perceber a grande magnitude de tudo isso. Mestres com essa habilidade, não ficam mais sob o julgo dos elementos,e portanto, se tornam mestres na Arte Real, podendo a partir de então, beneficiar um número incontável de seres com seus conhecimentos práticos. Digo que isso é uma ilusão, porque o reino dos deuses ou anjos ou mesmo os infernos são aqui mesmo. Dizemos que nosso karma não nos permite ver esses seres transeuntes entre nós, assim como eles a nós não podem ver, nem saber que existem outros. Mas aqui mesmo eles estão. O mesmo céu que enxergamos é o mesmo céu que eles enxergam. Porque essa diferença se é o mesmo mundo? Por isso, dizemos que tudo é vazio de existência verdadeira. Conforme purificamos nosso karma, nossos sentidos seguem essa pureza, adquirindo uma perceção mais ampla da realidade, nos permitindo entrar em contato com esses seres, mas não é porque nós viajamos para outro reino, e sim porque percebemos um pouco mais de realidade. Até que o último véu se rasgue. Aliás, véu é um símbolo perfeito,pois é como se as pessoas estivessem cobertas por esse véu, se tornando cegas. Purificar a visão é literalmente romper um véu de cada vez..tomando cada vez mais consciência. O nosso mundo é o mesmo mundo que eles. Só que nosso karma não é coletivo, por isso temos experiência completamente diferentes deles.
Nossa estrutura estando desequilibrada, permite elementos rotulados de externos de nos fazerem mal. Por exemplo, o que as pessoas chamam de bactéria, na verdade é uma energia vermelha positiva. E assim todo o resto na natureza. Algumas substâncias são uma mistura de dois ou mais elementos. Essa é a visão e a compreensão que não vêm sem práticas e realizações.
continua....porque aliás o assunto é muito extenso!

Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!

Nenhum comentário: