segunda-feira, 1 de março de 2010

Ensinamentos Graduais nas Escolas Tradicionais

Bom Dia, caros leitores. O caminho é único. Todas as escolas e tradições e religiões que saíram da descendência direta dos atlantes possuem coisas em comuns. Há vários caminhos, dentro de uma mesma linhagem. Por que isso?
Conforme vimos em outros artigos passados, há vérias classes de seres, e vários tipos de percepções, inclinações e habilidades, devido à visão kármica e ilusória. Decidi explanar aqui o caminho de forma gradual e/ou instantâneo, em parte para demonstrar que esse blog não é contra nenhum tipo de caminho ou linhagem, e para os leitores poderem assimilar como se progride na senda.
Os seres realizados de minha linhagem sempre souberam que os seres precisariam de diversos tipos de ensinamentos, e apesar desses ensinamentos serem diferentes em conceitos e técnicas, eles na verdade preparam o estudante para iluminação completa, tendo apenas aparência muito específica para cada pessoa ou ser.
A diferença está no fato de que o caminho é algo muito pessoal. Cada pessoa, necessita de algo que naquele momento de sua existência é bem específico para que funcione, ou seja, como uma doença que precisa de um antídoto específico. Mas, depois de ler esse texto, perceba que o caminho tem uma continuidade, e que existem fases, que todos nós precisaremos passar, para fazer progressos. Nenhum, absolutamente nenhum caminho é melhor do que o outro. E os poseteriores, englobam e complementam os anteriores. Aqui não é uma questão de melhor ou pior, e sim, o que é mais adequado à quem ele é destinado. E, que todas essas etapas são necessárias. Portanto, é uma caminho que nos permite saber em que etapa nos encontramos, e como devemos progredir. Não pense jamais, que uma delas apenas basta. Esse é o erro. Pessoas leram o que mestres escreveram para pessoas específicas que ouviam os ensinamentos, que para ELAS seriam importantes e fariam sentido, pois era algo que elas poderiam praticar conforme suas próprias habilidades. Nenhum mestre dá algo a uma pessoa que seja mais do que pode compreender e treinar. Não faz sentido. Só que, algumas pessoas, deram esse ensinamento por completo, e "pararam" numa parte do caminho, como se tivessem completado ele. Tendo explanado essa introdução, comecemos.
No começo da senda, aprenderemos que as coisas são impuras e puras. Que existem atos nocivos e atos bons. A lei da causa e efeito. Pecado. Isso se adequa à realidade da pessoa que está nessa fase. Karma. Então, pessoas e religiões que estão nessa fase, ensinam que devemos fazer coisas boas, e evitar as ruins. Devemos nos arrepender dos atos errados,e evitar beber, roubar, matar, e coisas do tipo. Devemos cultuar e orar a um Deus ou Deuses, que nesse momento é algo externo à essas pessoas. Ou seja, ele é um ser a quem nossas orações devem ser dirigidas, e ele sente coisas humanas. Geralmente, é humanizado, possuindo ciúmes, cólera, amor, paixão. A santidade está ligada ao fato de termos ações praticamente desumanas, como celibato, ausência de desejo sexual, e renúncia às paixões carnais.
Mais adiante, aprendemos a ter além de atos como os acima citados, aprendemos a ter devoção e uma verdadeira fé. Uma fé genuína em Deus. Choramos e nos emocionamos de várias formas diferentes. Lemos e memorizamos milhões de orações e livros ou textos considerdos sagrados. Mas ainda é uma Deus externo. As preces são dirigidas a esse ser. O vemos como algo a parte de nós mesmos e dos outros. E ainda, diferenciamos puro de impuro. Certo de errado, e assim por diante.
Nessa outra fase, aprendemos a ter compaixão pelo próximo, e a ter símbolos sagrados. Aprendemos a reconhecer nos símbolos, uma forma de expressão desse Deus ou SER, e aqui surgem os rituais, preces, orações e atos como peregrinação, prostração, velas, procissões, etc. É um caminho mais eficaz que os anteriores, pois começamos ligeiramente a nos relacionar com o SER. Mas este, ainda é um ser externo. Aqui ainda existe bem e o mal. Aqui surgem imagens, estátuas, e orações que necessariamente precisam ser repetitivas, para que através desse ato de repetição, possamos adentrar nas realizações e contato com o SER. Um ser comum, levará milhões e milhões de vidas nesse caminho, antes de se realizar completamente.
Na outra fase do caminho, começamos a fazer uso de nossas faculdades internas, pois nessa fase de nossa evolução interior, sentimos e sabemos que nossas faculdades interiores são especiais,e possuem poderes. Aqui entra meditação, ordens místicas com práticas internas, yoga, poderes do subconsciente,e por aí vai. Mas ainda sentimos Deus como algo diferente ou externo. Repare que aqui nesse momento, não se rejeita os caminhos passados, aqui ainda se faz uso de japas, terços, doações, atos compasivos com o próximo,e coisas que anteriormente eram praticadas. Só ampliamos ainda mais nosso leque de técnicas e possibilidades.
Há uma outra fase depois da anterior, que mescla práticas externas como velas, estátuas, e práticas internas, como recitações e visualizações. Juntamente com as outras práticas. É óbvio que estou sendo bem genérico, e acredito que mesmo assim, podemos identificar as escolas místicas, religiões ou doutrinas nessa parte do texto. Vemos o porquê delas serem necessárias, e a ajuda que elas dão para os seres que sofrem. Mesmo uma escola como a primeira, é útil, pois tira pessoas do mundo do crime, de atos perniciosos, e ajudam a preparar a base da pessoa, para que em vidas futuras, quando amadurecer, possam ir mais adiante. Portanto, todas as religiões, escolas, ordens e doutrinas são úteis, pois instruem pessoas e seres que estão precisando justamente daquele tipo de ensinamento, e que tendo ensinamento de verdades maiores, não teriam condições de compreender e praticar. Mas uma não anula a outra, pelo contrário. A posterior ou mais avançada, engloba a inferior, e completa em alguma parte. Nessa fase, as pessoas começam a se relacionar de forma mais poderosa com Deus e o SER, mas ainda não compreendem bem a natureza de Deus, e das coisas. Ainda o consideram uma entidade externa, a parte de todos, e difereciam o bem do mal. Mas aqui já possuem visões de espíritos, anjos, e espíritos elementares. Milagres, curas espantosas,e coisas do gênero. Algumas escolas vão ainda mais longe, pois aqui começam os rituais de magia cerimonial. Aqui começam os arcanos menores. Viagens astrais, telecinésia e coisas do gênero para os mais avançados nessa etapa do caminho.
Finalmente, chegamos no caminho mais secreto ou dos Arcanos Maiores. Aqui, os seres aprendem e experimentam que DEUS não está a parte das coisas. Começam a se relcaionar de forma mais profunda com DEUS, pois entendem que tudo contém ele, e passam a SER o que de fato são, divinos. Feitos à imagem e semelhança de Deus. Mas ainda, não realizaram isso de forma plena. Conhecem os mistérios, mas ainda não o realizaram de forma plena. Já alcançaram um grau bem maior de compreensão, o que os permite se libertarem de forma leve e inicial em algum céu. Mas mesmo assim, já é uma liberdade. Em menor grau.
No último caminho ou maior de todos, a pessoa literalmente se une à Deus, vivenciando a união total com ele e com todas as criaturas do universo. São aqueles que afirmam "Somos apenas UM". Aqui, a libertação é completa, pura, sem distinção entre o bem e o mal, sujo, limpo. Aqui, a pessoa leva o corpo físico embora no momento da morte, e possui um poder tremendo de beneficiar todos os seres. Não há mais o que aprender ou vivenciar. Todos os caminhos pretendem levar a este caminho. Uma união inseparável de DEUS. Aqui, não há mais orações, preces,etc. De fato, nada mais há a se fazer ou a se esforçar. A pessoa experimenta um fluxo contínuo de consciência Cósmica. Adquiri uma compaixão por todos aqueles que ainda não possuem aptidões ou condições de vivenciarem o que ela vive. E ser o que ela é. Aqui é alta magia. Teurgia. Apoteose. Aqui sim, voltamos à nossa origem. Aqui sim, Deus não é algo externo, nem mesmo um SER a parte. Aqui o conceito de santidade está relacionado à essa vivência poderosa de nossa verdadeira natureza e seu devido reconhecimento. Vez ou outra, ocorre a apresença de seres notáveis que já treinaram em outra vidas, e que estão muito avançados no caminho. Esse tipo de SER raro, deve ser iniciado diretamente em alta magia, pois seria uma perda de tempo começar de baixo. E possuem todos os sinais já dissertadios em artigos anteriores. Um exemplo disso, foi Eliseu, quando iniciado por Elias.
Dedico esse texto, para que todos os seres possam se beneficar dele e alcancem a meta suprema, indo de etapa em etapa até o fim do caminho. Sem jamais desistir. Sem jamais estacionar no meio ou no começo. Sem jamais desanimar.


Referência Bibliográfica:
Olhar um tópico específico, que contém todos os textos aqui apresentados e suas devidas referências!

Nenhum comentário: