quarta-feira, 24 de março de 2010

A Esfera Celeste

Boa Tarde Caros leitores, vamos prosseguindo na aprendizagem. Esfera Celeste é o nome que damos ao céu que vemos.

Acima vemos uma forma representativa da esfera celeste.
É um tipo de prolongamento dos limites da terra, sobre vazio, para que possamos mapear os astros e estrelas. Na verdade, quando olharmos a esfera celeste, devemos ter em mente que a metade dela que nos cobre, é a parte vista por nós, mas que ainda existe a outra metade, que está abaixo, pois consideremos nosso planeta uma esfera. Para contagem dos anos e ciclos cósmicos, ou mesmo para mapeamento celeste. Vejamos isso de forma visual abaixo:

A esfera assim produzida, possui todas as características de nossa terra, ou seja, possui os pólos celestes, o equador celeste. Essa esfera ela gira, tendo duas metades conforme vistas acima, a metade dia, que corresponde ao céu do dia, e o da noite ou metade noite.

Através da projeção do equador, a esfera celestial está dividida em hemisfério celestial norte e hemisfério celestial sul. Da mesma forma, podem ser projetados os trópicos de Câncer e Capricórnio e os pólos Norte e Sul.
À medida que a terra roda em torno do seu eixo, os objetos na esfera celestial parecem rodar em torno dos polos celestiais. Por exemplo, o Sol parece surgir todos os dias a leste e desaparecer a oeste, da mesma forma que as estrelas, os planetas e a Lua. Como a terra gira de oeste para leste, a esfera celestial aparenta girar de leste para oeste. Essa linha pela quando o sol corre no céu, se chama eclítica. Algumas estrelas localizadas suficientemente perto dos polos celestiais parecem não se deslocar e apenas flutuar sobre o horizonte, são as chamadas estrelas circumpolares. Essas estrelas são circumpolares, porque ficam numa região, que denominamos de calota polar, pois é uma área de referência. No caso do nosso hemisfério ser o sul, essa calota será das constelações circumpolares sul. Vejamos isso de forma visual:

Para os habitantes do hemisfério norte, as estrelas circumpolares descrevem uma circunferência em torno do Pólo Celeste Norte (hemirsfério norte). As estrelas circumpolares do norte não coincidem com as mesmas estrelas que vemos aqui. Isso é porque essas estrelas não tem nenhuma relação com a latitude.
Os gregos antigos criaram rótulos como forma de facilitar o estudo da astrologia.Que diga-se de passagem, antigamente não se fazia distinção entre astrologia e astronomia. Hoje se vêem como separadas, e claro, pelas pessoas que a divulgam.

Horizonte
É o mesmo que significa para qualquer um. Só que prolongado em direção ao espaço.

Zênite
É ponto mais alto(projetado na esfera celeste) sendo vertical a nós. É quando olhamos para cima, de forma vertical, o zênite.

Nadir
É o eixo no extremo oposto ao zênite.

Círculo Vertical
É quando dividimos a esfera celestial de forma vertical do zênite ao nadir.

Meridiana
É o traçado no horizonte que vai de norte a sul.

Linha leste-oeste
É o traçado de leste a oeste que cruza em ângulo reto a meridiana.

Círculo de altura
Qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao Horizonte. É também chamado almucântara, ou paralelo de altura.

Círculo horário ou meridiano
Qualquer semi-círculo máximo da esfera celeste que contém os dois polos celestes. É também chamado meridiano. O meridiano que passa pelo Zênite se chama Meridiano Local.

Paralelo
Qualquer círculo da esfera celeste paralelo ao equador celeste. É também chamado círculo diurno.
Eu sei que ler isso sem qualquer referência é péssimo. Vou mostrar três figuras que ilustram bem isso aqui de forma visual:

E agora apenas para finalizar, vamos colocar uma esfera celeste com a maiorias das informações em conjunto para melhor visualização:


É sempre bom lembrar que a esfera celeste é um conceito, ela não existe como um objeto. É um rótulo para que possamos assimilar tudo isso. Por exemplo, uma das maiores ilusões, é acharmos que pelos astros e estrelas estarem projetados na esfera, eles seriam todos juntinhos e iguais. Isso não ocorre. Vejamos uma imagem que expresse isso. Imagine por um instante que pegamos a esfera celeste, e "recortamos" a parte dela que está localizada a constelação Cruzeiro do Sul. O que veríamos seriam as estrelas lado a lado, certo? Mas repare, o que pretendo transmitir:

É isso, espero que tenha conseguido explanar de forma fácil, esse assunto tão complexo.Dedico este texto a todos os buscadores, para que possam com isso, chegarem mais perto do caminho e ajudar todos os outros seres!


Bibliografia
-Abell, G., Morrison, D., Wolff, S., Exploration of the Universe, Saunders College Publishing, 1991 -Boczko, R., Conceitos de Astronomia, Edgard Blücher, 1984
-Caspar, M.,Kepler, Dover, 1993
-Clayton, Donald D., Principles of Stellar Evolution and Nucleosynthesis, McGraw-Hill, 1968
-Chaisson, Eric & McMillan, Steve, Astronomy Today, 2nd ed., Prentice Hall Inc, 1997
-Cox, John P. (1926-1984) e Giuli, R. Thomas, Principles of Stellar Structure, Gordon and Breach Science Publishers, 1968
-Dreyer, J.L.E., A History of Astronomy from Thales to Kepler, Dover Publications, 1953.
-Geymonat, L., Galileu Galilei, Editora Nova Fronteira, 1997
-Einstein, Albert, Relativity: The Special and the General Theory, Bonanza Books, 1961
-Hansen, Carl John (1933-) e Kawaler, Steven Daniel (1958-), Stellar Interiors: Physical Principles, Structure, and Evolution, Springer-Verlag, 1994
-Karttunen, H., Kröger, P., Oja, H., Poutanen, M., Donner, K.J. (Eds), Fundamental Astronomy, Springer, 1996
-Maciel, W. (Ed.), Astronomia e Astrofísica, IAG/USP, 1991
-Maury, Jean-Pierre, Newton, the Father of Modern Astronomy, Harry N. Abrans editor, 1992
-Misner, Charles W. (1932-), Thorne, Kip S. (1940-), & Wheeler, John Archibald (1911-), Gravitation, W.H. Freeman & Co., 1973.
-Morrison, D., Wolff, S, Fraknoi, A., Abell's Exploration of the Universe, Saunders College Publishing, 1995
-Robbins, R., Jefferys, W., Shawl, S., Discovering Astronomy, John Wiley & Sons, 1995Shu, Frank, The physical Universe; An Introduction to Astronomy, Universe Science Books, 1982
-Smart, W.M., Textbook on Spherical Astronomy, Cambridge University Press, 1977
Schwarzschild, Martin (1912-1997), Structure and Evolution of the Stars, Dover Publications, 1958.
-Zeilik, M., Astronomy - The Evolving Universe, John Wiley & Sons, 1994
-Zeilik, M., Smith, E., Introductory Astronomy and Astrophysics, Saunders College Publishing, 1987
-artigo publicado no site http://www.astro.ufrgs.br/index.htm, por © Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Fátima Oliveira Saraiva, pelo Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS;
-www.zenite.nu;
-Miguens, Altineu Pires, Navegação: Ciência e Arte Vol.I,II e III, Editora Mariha do Brasil.
-Comandante Miranda, Astronomia sem mistérios,Ed. Moana Livros
-Comandante Miranda, Navegação astronômica,Ed. Moana Livros
-Comandante Miranda,Navegando pelo sol,Ed. Moana Livros
-Delerue, Alberto, Rumo às estrelas,Ed. Moana Livros
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_celeste
-http://docs.kde.org/stable/pt/kdeedu/kstars/ai-csphere.html
-À marinha do Brasil,devido aos seus dados maravilhosos: https://www.mar.mil.br/;
-pt.wikipedia.org/wiki/Esfera_celeste
Além disso tudo acima descrito, ainda tenho um tópico específico de referência bibliográfica, para consulta!

Nenhum comentário: