domingo, 28 de março de 2010

zoodíaco

Boa Tarde, caros leitores do blog. Hoje falaremos desse assunto tão fantástico que é o zoodíaco. Essa palavra significa círculo de animais. Pois formam doze constelações ao longo da eclíptica, numa faixa de 18º. Aqui, alguns vão afirmar que os antigos não sabiam muito astrologia. E que esta ciência do ponto de vista astronômico é uma fraude. Porque existem 13 constelações no zoodíaco, e não doze. Sim, concordo. Mas tem um porém, os antigos viam sim 13 constelações. Colocarei mais tarde um artigo sobre o templo de Denderah, dedicado à Deusa Hathor, em que lá veremos 13 constelações, incluindo a que se chama hoje de Ofiucus. Lembre-se, que os egípcios possuiam dois postos de observação principal, para obsevarem tanto o polo norte como o polo sul da esfera celeste. Será objeto de outro artigo. Não discordo da astronomia ser algo fora da astrologia hoje, apesar de no mundo antigo, isso jamais ter ocorrido.Veja imagem abaixo:



Na imagem acima vemos isso, o sol passando pelas constelações zoodiacais, fazendo que durante esse período, a data esteja sob influência desse signo.
Os magos sempre souberam das 13 constelações zoodiacais. O problema é que em magia, só existem doze influências mágicas, provenientes do sol. SÃO SÓ ESSAS DOZE INFLUÊNCIAS QUE PODEMOS USAR EM MAGIA. TODAS AS OUTRAS, SURGEM DESSAS.
Essas doze influências, estão de acordo com os canais psíquicos que correm pelo nosso corpo(32 caminhos de sabedoria, já que o universo expressa o que ocorre no homem). Essas influências mágicas são importantes, por isso, quando se vê pelo ponto de vista prático, é que só doze são reconhecidos. Taí a importância de se conhecer essas influências, e com o decorrer do tempo, reconhecer as mudanças que surgem delas, e compreender o mapa astral presente. Podemos reconhecer mais influências, inclusive 72 mil influências, conforme artigo já escrito sobre as 12 letras hebráicas. Mas mesmo assim, essas influências, surgem de doze, que surgem de 4, que surgem de uma, que é três. Alguns, de forma mais poderosa, consideram cinco influências, considerando as quatro e a última em uma só.
Então, os astrônomos hoje, desconhecendo o ponto de vista prático na magia, julgaram que isso era inverossímel. Posso provar de uma forma muito simples que conheciam, através do zoodíaco de Denderah, Egito. Há ainda o calendário Maia, que possui 13 influências solares, chamados de 13 Ahau. Terei um artigo que trata disso de forma mais específica. Pois consideravam Ofiucus uma constelação a parte. No caso egípcio, essa constelação era considerada como de mesma qualidade de escorpião, já que durante apenas seis dias a constelação de escorpião, fica com o sol, ou seja, na prática, o signo de escorpião através apenas dessa constelação, fica apenas seis dias, e não trinta como pensam alguns astrólogos. E por outro motivo também, com a precessão dos equinócios, Ofiúcos que não estava ali, foi para lá, vindo de outra região do espaço, o que destaca a forte influência de escorpião, e agrega influência com Ofiúcos, que traz consigo, influência de outro signo. Essa é a forma de lhe dar com isso, era como se fosse apenas uma constelação, ou em algumas tradições, ela é ignorada, já que só escorpião prevalece.
Agora, eu sou a favor das duas ciências. Graças a astronomia moderna, podemos aprender mais sobre planetas que não eram visíveis naquela época, apesar de não existirem magias e rituais que envolvam esses planetas, pois os outros englobam tudo,e acredito que graças à astronomia, podemos conhecer esses planetas, e podemos ampliar nossas informações sobre o universo. Como sou evolucionista, acredito que devamos estudar novas descobertas, e aplicar nossos conhecimentos, crescermos juntos, e descobrir novas formas de magia. Isso, claro, está destinado aos grandes mestres que são realizados. Na verdade, existem profecias, sobre grandes mestres que virão, na era de aquário, nos ensinar novas técnicas, novas formas, com certeza, embasados nas novas descobertas que estão surgindo. Cabe a nós, ir aprimorando, e estudando, exercitando, anotando resultados, e em nosso Laboratorium, aprimorar tudo aquilo que aprendemos.
Chama-se de zodíaco o conjunto de constelações ao longo da eclíptica (o caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano).

As 13 constelações que compõem o zodíaco são:

Aries, o carneiro
Taurus, o touro
Gemini, os gêmeos
Cancer, o caranguejo
Leo, o leão
Virgo, a virgem
Libra, a balança
Scorpius, o escorpião
Ophiuchus, o serpentário
Sagittarius, sagitário, o arqueiro
Capricornus, capricórnio, a cabra do mar
Aquarius, aquário ou aguadeiro, o carregador de água
Pisces, os peixes
Tradicionalmente, só doze fazem parte do zodíaco. Mas, a partir de 1930, quando a União Astronômica Internacional padronizou as constelações, Ophiuchus (onde o Sol se encontra geralmente entre 30 de novembro a 17 de dezembro, localizado entre Scorpius e Sagittarius) é incluído, e o zodíaco passa a ter 13 constelações.
Como os planos das órbitas dos planetas em torno o Sol são quase coincidentes, além do Sol, os planetas também são encontrados no zodíaco, por isso desde a antiguidade esse conjunto de constelações chama a atenção.
De forma que surgem no céu, e a duração de tempo que realmente o sol está dentro de cada signo é:
-Áries de 19 de abril a 13 de maio
-Touro de 14 de maio a 19 de junho
-Gêmeos de 20 de junho a 20 de julho
-Câncer de 21 de julho a 9 de agosto
-Leão de 10 de agosto a 15 de setembro
-Virgem de 16 de setembro a 30 de outubro
-Libra de 31 de outubro a 22 de novembro
-Escorpião de 23 de novembro a 29 de novembro
-Ofiúco de 30 de novembro a 17 de dezembro
-Sagitário de 18 de dezembro a 18 de janeiro
-Capricórnio de 19 de janeiro a 15 de fevereiro
-Aquário de 16 de fevereiro a 11 de março
-Peixes de 12 de março a 18 de abril.
O poeta grego Hesíodo (c.753-c.680 a.C.) escreveu em seu poema "Trabalhos e Dias" que quando a constelação do Órion estivesse no meio do céu e Arcturus estivesse no horizonte ao amanhecer, estava na hora da colheita.
Comecemos assim com o ano, no ponto vernal.
Áries
Nome Latino: Aries
Genitivo: Arietis
Na mitologia grega, este era o carneiro cuja lã se transformou em ouro, conhecido como Velo d'ouro, ensejando a busca de Jasão e os Argonautas. O carneiro também é um dos animais preferidos para sacrifícios em diversas culturas Meso-Orientais. Isso era feito na Era de Aríes, depois veio o Touro, na era de Touro. Era representado assim:

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Perseus, Triangulum, Pisces, Cetus e Taurus.
Lembra dos artigos anteriores, sobre esfera celeste, e sistemas de coordenadas? Bom, você precisará daquele conhecimento aplicado aqui, para poder reconhecer, essas constelações no céu. Eu pretendo, tentar faciliatr isso e artigos futuros, mas creio não ser uma tarefa fácil. Poranto, leia bastante, pegue seu quadrante, boa sorte. Veja uma imagem desta constelação:

Coordenadas
Ascensão Reta: 3h
Declinação: 20°
Área total: 441° quadrados
Visibilidade
Latitude Mínima: -60°
Latitude Máxima: +90°
Meridiano: Dezembro

Touro
Nome Latino: Taurus
Genitivo:Tauri
Obs.: Aqueles que não conhecem, o genitivo é usado nas estrelas que pertencem à esta constelação.É um tipo de sobrenome, para sabermos a família da estrela.
Temos uma imagem mitológica da constelação de Touro, pintado por Johannes Hevelius:

As estrelas mais brilhantes são: Aldebarã (Alfa do Touro). De magnitude aparente 0,85, Alnath (Beta do Touro) de magnitude aparente 1,65 e Hyadum I (Gama do Touro) de magnitude aparente 3,63. Próximo a Teta do Touro encontra-se uma célebre nebulosa, a Nebulosa do Caranguejo.
A constelação também é notável por possuir dois belos aglomerados: Híades e Plêiades. As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são: Auriga, Perseus, Aries, Cetus, Eridanus, Orion e Gemini.
Na mitologia grega, este é o touro em que Zeus se transformou para seduzir Europa, uma princesa fenícia. A representação é formada apenas pela cabeça, ombros e membros anteriores do touro. Na literatura grega foi chamada o Busto, representando o touro que raptou Europa, e sua parte posterior estava submersa nas ondas. As estrelas são representadas como um touro em posição de ataque, os chifres enormes abaixados.
A Europa foi filha do rei Agenor. Um belo dia de primavera, acompanhada de suas donzelas, a princesa Europa foi para a beira-mar para colher flores. Zeus, ficou apaixonado por Europa, então, aproveitou a oportunidade.
Zeus se transformou em um magnífico touro branco e, como tal, ele se juntou à manada do rei Agenor no pasto. Europa percebeu o monstro maravilhoso branco, que contemplou a todos com uma suave forma, para que elas não ficassem assustadas.
Europa tecia grinaldas de flores para a besta, que envolveu em torno de seus chifres. Ela o levou ao redor do prado, e ele estava tão dócil como um cordeiro. Então, com ele trotando até a praia, ela saltou sobre seus ombros. De repente, para sua surpresa e espanto, ele mergulhou no mar e levou a princesa para Creta.
Quando eles chegaram à praia de Creta, Zeus então se transformou em uma águia e Europa ficou surpresa. Ela teve três filhos, o primeiro dos quais foi Minos.
Minos que introduziu o culto do touro para os cretenses. Ele pediu a Daedalus para construir um labirinto no fundo do seu palácio em Knossus, que se tornou a casa do Minotauro (descendentes da esposa de Minos, Pasíphae ou Parsífae, e um touro). Sete homens jovens e sete donzelas eram ritualmente sacrificados ao Minotauro até que Teseu matou-o.
Minos, na verdade, era o título dos antigos governantes de Creta, e, provavelmente, a história fala de sua origem mítica. É provável também que seja um relato sobre as origens do povo grego, na era de Touro.
A constelação mostra principalmente os chifres, excessivamente longos. À esquerda(sul) da ponta começa a partir um grupo de estrelas conhecido como Hyades. Estende-se desde a Aldebaran zeta Tauri, perto da borda leste da constelação.
O chifre direito levanta-se à oeste da Hyades, do Tauri delta através tau Tauri e, finalmente, a sua ponta no beta Tauri.
O resto do touro é um pouco decepcionante, um corpo leve e duas pernas finas. Mas isso não seria errado, se você imaginar que o touro estivesse submerso metade de seu corpo, pois ele carrega toda a Europa à Creta.
No antigo Egito, os dois aglomerados de estrelas da constelação do Touro, as Híades e as Plêiades, eram associados à chegada das chuvas.
Coodenadas
Ascensão Reta: 4h
Declinação: 15°
Área Total : 797° Quadrados
Para enxergar a constelação
Latitude Mínima: -65°
Latitude Máxima: +90°
Meridiano: Janeiro(21h)
Estrela principal: Aldebarã (α Tau)


Gêmeos
Nome latino: gemini
Genitivo: Geminorum

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Auriga, Taurus, Orion, Monoceros, Canis Minor e Cancer. O planeta-anão Plutão foi descoberto próximo a Wasat, δ Gem, em 1930, por Clyde Tombaugh.
A constelação de Gemini representa Castor (α) e Pólux (β), irmãos de Helena de Tróia, na mitologia grega. Gêmeos, são realmente apenas meio-irmãos. Eles compartilham da mesma mãe (Leda), mas têm pais diferentes. Pai de Castor era um rei de Esparta, Tíndaro - que seria perseguido em seu trono, mas mais tarde resgatados por Hércules (no entanto, que acabou matando-o).
O pai de Pollux era ninguém menos que Zeus, ou Júpiter.
Zeus visitou Leda na noite de núpcias sob a forma de um cisne. Assim, os gêmeos nasceriam.(Na verdade dois gêmeos vieram desta união de casal, mas não vamos complicar ainda mais o assunto ...).
O pai de Pollux era ninguém menos que Zeus, ou Júpiter. Deve-se dizer, porém, que Pollux tinha uma irmã, bem como Leda e Zeus: a bela Helena, que se tornaria rainha de Esparta, e cujo rapto por Paris levaria à Guerra de Tróia.
Castor era um grande cavaleiro e lutador. Um de seus alunos foi Hércules. Tal como Hércules, Castor e Pólux ambos se tornariam Argonautas, isto é, juntar-se-iam a Jasão em sua busca do Velocino de Ouro.
Os gêmeos gastavam tempo atacando o gado e raptando mulheres jovens, como os deuses gregos estavam acostumados a fazer. Então , numa dessas invasões, de gado, Idas, um primo, matou Castor. Então, Zeus lançou um raio em Idas, e o matou na hora.
Como Pólux era filho de Zeus, era imortal. Mas lamentou Pollux sobre a perda de seu irmão, a tal ponto que ele queria seguir Castor até Hades. Zeus ficou tão ferido pelo amor de Pollux por seu irmão, que ele permitiu que ambas as partes compartilhassem Hades e Olimpo (em dias alternados). Mais tarde, teve lugar escritos gregos em que Zeus colocou os dois no céu do lado a lado.
Na estrelas de Gêmeos, há dois dos mais reconhecíveis no céu: os gêmeos Castor e Pólux.
Castor (alpha Geminorum) é a estrela com brilho menor. Tem uma magnitude visual de 1,93 e tem 52 anos-luz distantes. Não é uma grande estrela em particular, a cerca de duas vezes o diâmetro do Sol. A estrela é um notável binário.
Pollux é a mais brilhante das duas estrelas com uma magnitude visual de 1,16 e uma distância de 33,7 anos-luz. Também é consideravelmente maior, com um diâmetro estimado de cerca de dez sóis.
Castor e Pólux são 4,5 graus de separação, o que ajuda observadores a estimar distâncias de separação entre outras estrelas.
Epsilon Geminorum é uma supergigante com cerca de 30 diâmetros do sol. Esta estrela pode ser tão distante como a 950 anos-luz, mas a combinação de magnitude visual absoluta, sugere uma estrela mais próxima, a apenas 190 anos-luz.
Zeta Geminorum é a mais distante das estrelas brilhantes desta constelação, em mais de 1200 anos-luz.
Eta Geminorum é uma gigante vermelha, cerca de 50 vezes o tamanho do Sol, a uma distância de 280 anos-luz. É um binário visual.
Estrelas da constelação:Pollux (β Gem), Alhena (γ Gem), Castor A (α1 Gem), Tejat Posterior (μ Gem), Castor B (α2 Gem), Mebsuta (ε Gem), Propus (η Gem), Alzirr (ξ Gem), Wasat (δ Gem), κ Gem, λ Gem, θ Gem, Propus (ι Gem), Mekbuda (ζ Gem), υ Gem, ν Gem, Propus (1 Gem), ρ Gem, σ Gem, τ Gem, 30 Gem, 38 Gem, 81 Gem, ο Gem, χ Gem, φ Gem, 65 Gem, 57 Gem, 74 Gem, BQ Gem, 64 Gem, 56 Gem, HR 2649, π Gem, ω Gem, 26 Gem, 63 Gem, 68 Gem, 36 Gem, 76 Gem, HR 2896, 85 Gem, 28 Gem, HR 2877, 45 Gem(retirados do satélite Hipparcos).
Coordenadas
Ascensão reta: 7h
Declinação: 20°
Área total: 514° quadrados
Dados para poder enxergá-las:
Latitude Mínima: -60°
Latitude Máxima: +90°
Meridiano: 20 de Fevereiro, pelas 21:00h.
Estrela principal: Pollux (β Gem)
Veja a constelação:


Câncer
Nome latino é cancer.
O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Cancri. As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Gemini, Canis Minor, Hydra e Leo.

O nome vem do latim, significa caranguejo. O caranguejo em questão é o enviado por Hydra para atacar Hércules. Foi apenas uma parte, mas que garantiu a sua imortalidade.
Primeiro trabalho de Hércules foi matar o leão de Neméia. Nemea é um vale fértil no Peloponeso (famosa por seu vinho tinto, na verdade). Era um lugar sagrado na antiguidade, com um famoso templo de Zeus. Mas um de seus habitantes estava causando problemas: um leão gigantesco percorria as ruas e as colinas, devorando todos que encontrava.
Hércules acompanhou o animal até lá em baixo, mas o Leão tinha pele que era imune a ferro ou bronze. Assim, as setas de Hércules saltavam para fora do animal, e sua espada curvava, e seu escudo quebrou em pedaços.
A única coisa que restou, foi enfrentar a besta, assim, em um ato poderoso Hércules lutou com a besta. O leão conseguiu beliscar fora um dedo do nosso herói, mas acabou Hércules sufocando o Leão de Neméia. Assim terminou o primeiro trabalho.
Uma vez que nada mais iria cortar a pele do leão, Hércules habilmente utilizando suas próprias garras contra a pele do animal, fez um tecido impermeável,usando como suas próprias roupas de proteção. Assim vestido, ele partiu para realizar o seu segundo trabalho: matar a Hidra de Lerna.
Depois foi para o pântanos de Lerna, casa da Hidra, um cão enorme como o monstro de nove cabeças (uma delas era imortal), e com a respiração que mataria em contato.
Com a ajuda de Atenas, Hércules localizou o covil do monstro, e a luta que se seguiu foi um impasse: como uma cabeça foi cortada, outro aparecia em seu lugar. Depois, na resposta de Hydra, um caranguejo gigante emergiu do pântano e mordeu o pé de Hércules. Hércules prontamente matou o animal em seguida, cortou a cabeça imortal da Hidra, matando-o também. Ele então mergulhou suas flechas no fel da Hidra, onde o menor arranhão de uma dessas setas, traria morte instantânea aos seus inimigos.
Estudiosos têm expressado a opinião de que os astrólogos mais tarde, acrescentaram o caranguejo com o mito antigo, a fim de que os Doze Trabalhos de Hércules refletissem os doze signos do Zodíaco. Embora seja difícil de associar todos os trabalhos de Hércules com o zodíaco, é verdade que o caranguejo figurou no segundo Trabalho, e é de fato o segundo signo do Zodíaco.
Em todo o caso, aparentemente seguindo o comando de sua amante, e sacrificando a sua vida, o caranguejo foi premiado com um lar celestial.
O cancer é uma constelação localizada a leste de Gêmeos e norte da cabeça da vasta constelação de Hydra. Cancri beta sendo o mais brilhante de 3,52. Embora relativamente pequena, câncer ainda tem uma série de objetos finos, incluindo um aglomerado de estrelas esplêndidas e vários binários visuais. A estrela 55 Cancri possui um sistema planetário com cinco planetas confirmados. Em 1996 foi descoberto o primeiro planeta em torno dessa estrela, cuja massa é 0,84 vezes a de Júpiter. O mais recente, descoberto em 2007, tem uma massa de 0,14 vezes a massa de Júpiter.
Estrelas dessa constelação: Al Tarf (β Cnc), Assellus Australis (δ Cnc), ι Cnc, Acubens (α Cnc), Assellus Borealis (γ Cnc).
Coordenadas
Ascensão Reta: 9h
Declinação: 20°
Dados para poder enxergar a constelação:
Latitude mínima: -60°
Latitude máxima: +90°
Meridiano: 20 de Fevereiro, pelas 21:00hs.
Estrela principal: Al Tarf (β Cnc)
Veja a CONSTELAÇÃO:


Leão
Nome latino: Leo
Genitivo: Leonis
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Ursa Major, Leo Minor, Cancer, Hydra, Sextans, Crater, Virgo e Coma Berenices. Wolf 359, que é uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, encontra-se nesta constelação.

O primeiro, na lista de trabalhos de Hércules, foi a tarefa de matar o Leão de Neméia, uma fera gigante que percorria as colinas e as ruas das aldeias do Peloponeso, devorando quem encontrava.
A pele do animal era imune a ferro, bronze e pedra. Setas de Hércules eram inofensiva ao leão, sua espada dobrava em duas, seu escudo de madeira, em pedaços. Então Hércules lutou com o animal, finalmente, sufocando-o à morte. Ele, então, enrolou a pele do leão sobre ele; seria protegê-lo do próximo trabalho: matar a Hidra venenosa.
Como diz a história, o Leão encontrou o seu caminho para o céu para comemorar a grande batalha com o Hércules. No entanto, isso não é tudo que existe para a história. Pois mesmo na Antiguidade, muito antes de os gregos começaram a contar histórias, o leão era um antigo símbolo do poder.
Cerca de três mil anos antes da era cristã, talhas e esculturas mostraram reis ladeados por leões galopantes. De fato, as evidências arqueológicas sugerem que no tempo presente, o leão tinha já substituído um anterior mesmo "sagrado" símbolo, o touro.
Tem sido sugerido que esta transferência de poder de um animal com chifres para o leão era uma passagem de uma base lunar a uma religião solar. Ou seja, em vez de tirar sua inspiração de uma noite, símbolo de tempo com um ciclo mensal - um símbolo que tratou da fecundidade da terra e dos seus animais - os novos governantes se identificaram com um animal de força e poder, e com um corpo celeste que governa o dia. Assim, como o touro havia sido identificado com a lua, o leão era agora associado com o sol. Para fazer valer essa nova religião, ou estrutura política nova, o leão foi feito para matar o touro. Seu lugar no céu, portanto, é crítico.
Uma teoria intrigante, se estendeu trinta anos atrás pelo Professor Willy Hartner, descreve eloquentemente o resultado. Em suma, a cerca de 4000 aC, o Leão é visto perseguindo o Touro no horizonte, anunciando o fim do inverno e o início da primavera. Vou citar as palavras de descritiva Professor Hartner's:
"A constelação de Leão teria sido diretamente superior, estando no zênite e mostrando assim o seu poder máximo [que] mata e destrói o touro, tentando escapar abaixo do horizonte, que durante os dias subseqüentes desaparece nos raios do Sol para permanecer invisível para uma período de quarenta dias, após o que é renascer, voltar a subir pela primeira vez (21 de março) para anunciar equinócio da primavera. " [Ver W. Hartner, "A História das Constelações antigas no Oriente Médio e do motivo do Lion-Bull Combat" JNES 24 (1965) 1-16.]
Assim, Leo, matador de Touro, dominava os céus de verão, o tempo que o Sol atravessou esta constelação. Devido à precessão, o Sol atualmente passa por Leão no final do Verão, entre meados de agosto até meados de setembro.
Leão é uma constelação bastante compacta e, ao contrário de tantas outras constelações, é facilmente identificável. Alpha Leonis é nomeada "Regulus", porque era visto como o Guardião dos Céus, um regulador de todas as coisas nos céus. Enquanto o nome de Regulus nos foi dada por Copérnico, a estrela era mais conhecida na antiguidade como Cor Leonis, Coração de Leão.
Regulus é um binário múltiplo. Também, porque Regulus está tão próxima à eclíptica, a Lua muitas vezes passa perto, e até oculta a estrela em raras ocasiões.
Como outras constelações antigas, muitas das estrelas em Leão são nomeadas. Beta Leonis é chamada de "Denebola": Caude de Leão. Gamma Leonis é "Algeiba", árabe para testa, porém, mais corretamente chamado Juba, o que significa juba. Zeta Leonis é "Aldhafera", o significado é incerto; Epsilon Leonis e mu Leonis têm o nome de "Al Ashfar", as sobrancelhas. Delta Leonis é "Zosma", uma palavra grega que significa cinto. Lambda Leonis é Alterf, aparentemente significa "extremo". É situado na ponta da boca do leão.
Estrelas da Constelação: Regulus (α Leo), Denebola (β Leo), Zosma (δ Leo), Algeiba (γ1 Leo), Ras Elased Australis (ε Leo), Chort (θ Leo), Adhafera (ζ Leo), η Leo, Subra (ο Leo), γ² Leo, ρ Leo, Ras Elased Borealis (μ Leo), ι Leo, σ Leo, υ Leo, 54 Leo, Alterf (λ Leo), 31 Leo, 60 Leo, φ Leo, Al Minliar al Asad (κ Leo), 93 Leo, 72 Leo, χ Leo, π Leo, 61 Leo, 87 Leo, 40 Leo, 58 Leo, τ Leo, 59 Leo, ξ Leo, 10 Leo, 6 Leo, 48 Leo, 75 Leo, ν Leo, 92 Leo, 22 Leo, 73 Leo, 53 Leo, ψ Leo, 79 Leo, ω Leo, 69 Leo, 37 Leo, 46 Leo, p Leo, 52 Leo, 51 Leo.
Coordenadas
Ascensão Reta: 11h
Declinação: +15°
Área total: 947° quadrados
Dados para poder enxergar a constelação:
Latitude mínima: -65°
Latitude máxima: +90°
Meridiano: 15 de Abril(21:00hs)
Estrela principal: Regulus (α Leo)
Veja a constelação:


Virgem

Nome latino: Virgo
Genitivo: Virginis
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Boötes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvus, Hydra, Libra e Serpens.

Virgem é a segunda maior constelação (depois de Hydra). Como um membro do Zodíaco, Virgem tem uma série de mitos antigos e contos. O Sol passa por Virgem, em meados de setembro, e é, portanto, a constelação que anuncia a colheita.
Virgem é muitas vezes representada como uma "donzela"(como o próprio nome indica). Na antiguidade, ela pode ter sido Isis, a protetora egípcia dos vivos e dos mortos e a Deusa Mãe principal.
Ela também era Ishtar dos sumérios-civilizações, Caldéia, ou "Inanna", significando Rainha dos Céus. Inanna é descrito por Kramer (Os sumérios), como um ambicioso, agressivo e exigente deusa do amor.
Virgem é a segunda maior constelação (depois de Hydra). Como um membro do Zodíaco.
Na época romana a deusa Ceres era retratada: a deusa do crescimento das plantas alimentares e colheitas, e particularmente do milho. Sua festa foi na segunda semana de abril, ao mesmo tempo que a constelação aparece nos céus da Primavera.
Os romanos tinham apenas herdado a tradição da deusa grega, Deméter. Esta deusa da agricultura foi a maior de nascimento: nascidos de Cronos e Rhea, ela era a irmã de Zeus. Como prova da sua antiguidade na tradição grega, seu nome foi encontrado em uma tabuleta de Pylos datando do século XIII aC.
Deméter foi dito por Homero de ter "dormido com Iasião três vezes em um campo arado", cujo resultado foi o nascimento de Pluto, cujo nome se traduz como "riquezas do solo" (talvez cornucópia "seria uma descrição apropriada, veja aqui a similiraridade com os mitos celtas) .
A deusa foi descrita então, como agora, como carregando um feixe de trigo. Mas sua influência cobre não só as culturas de cereais, mas para todos os tipos de culturas alimentares. Não seria surpreendente, se talvez, ela também fosse a deusa da saúde, de nascimentos e casamentos.
A cerimônia realizada em sua honra na Grécia antiga era chamada Proarktouria, o que possivelmente indica que as festas eram realizadas pouco antes do nascer de Arcturus. No entanto, o nome pode, uma vez que fazem referência à constelação de Virgem, que na verdade se levanta um pouco antes da estrela Arcturus.
Virgem é a única que contém todas as estrelas Bayer sem letras ou números sobrescritos adicionais: apenas o alfabeto grego de alfa a omega.
Alpha Virginis é conhecido como Spica: a orelha "de trigo" que a deusa está carregando.
Spica é um azul-branco binário eclipsando com um período de pouco mais de quatro dias. A estrela é o dobro do tamanho do Sol, mas com uma luminosidade de cerca de 2000 vezes o sol.
Gamma Virginis leva o nome da deusa romana da profecia: Porrima.
Porrima é um notável binário de estrelas individuais. É 32,9 anos-luz distante e tem o diâmetro de 1,5 o do sol.
Estrelas:Spica (α Vir), Vindemiatrix (ε Vir), Heze (ζ Vir), Auva (δ Vir), Zavijah (β Vir), Porrima (γA Vir), Porrima (γB Vir), 109 Vir, Rijl al Awwa (μ Vir), Zaniah (η Vir), ν Vir, Syrma (ι Vir), ο Vir, κ Vir, τ Vir, θ Vir, 110 Vir, λ Vir, π Vir, χ Vir, 74 Vir, 61 Vir, 69 Vir, ψ Vir, σ Vir, φ Vir, χ Vir, ρ Vir, 78 Vir, ET Vir, 89 Vir, 16 Vir, 70 Vir, CU Vir, 82 Vir, 53 Vir, HR 5392, υ Vir, 49 Vir, 90 Vir, 59 Vir, 32 Vir, 76 Vir, 57 Vir, ω Vir, 68 Vir, 4 Vir, 55 Vir, HR 5013, 84 Vir, 7 Vir, 63 Vir, 87 Vir, 106 Vir, 95 Vir, 21 Vir, 86 Vir.
Coordenadas
Ascensão Reta: 13h
Declinação: 0°
Área total: 1294° quadrados
Dados para energar a constelação:
Latitude mínima: -80°
Latitude máxima: +80°
Meridiano: 25 de Maio(21:00h)
Estrela principal: Spica (α Vir)
Veja a constelação:


Libra

Nome latino: Libra
Genitivo: Librae
Representando a balança segurada pela Virgem, a Justiça, esta constelação também foi, por muito tempo, considerada parte do Escorpião. As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Serpens, Virgo, Hydra, Lupus, Scorpius e Ophiuchus.

Libra significa "a balança", assim chamada porque, quando o zodíaco estava ainda em sua infância, cerca de quatro mil anos atrás, o Sol atravessou esta constelação no equinócio de outono (21 de Setembro). Nos dois equinócios (Primavera e Outono) de horas de luz e escuridão são iguais.
Como um símbolo de igualdade, a constelação veio representar a Justiça em várias culturas do Oriente Médio. No entanto, os gregos tinham uma perspectiva diferente, em um tempo Scorpius, que se encontra apenas para o leste, era muito maior, e as estrelas que compõem Libra foram então conhecidos como as garras do Escorpião.
Eventualmente, no entanto, essas estrelas de Libra passaram a representar a carruagem dourada de Plutão. A história do rapto de Perséfone. Plutão é um mito grego muito conhecido, talvez porque ele tenha uma associação tão forte com astronômos.
Plutão (ou Hades) e sua Carruagem Dourada que foi utilizada sempre que o Senhor do Submundo desejava visitar o mundo superior, normalmente para seduzir uma ninfa. Mas quando ele levou Perséfone de volta para o Tártaro, a parte mais profunda do Hades, o Mundo Superior mudaria para sempre.
O nome do governante do submundo foi Hades. Hades era irmão de Zeus e de Poseidon, ele geralmente ignora os acontecimentos do mundo superior, só aparecendo raramente em seu reino escuro.
Nas profundezas da terra, que possuía todas as suas riquezas minerais, mas sua posse favorita era um presente dos ciclopes: um capacete que o tornava invisível. (Aqueles que estão familiarizados com Wagner's Ring Cycle vai reconhecer o princípio que preside, e um número de pessoas nesta história de Perséfone.)
Foi considerado imprudente e perigoso por mencionar os nomes de certos deuses e deusas. Assim, as Fúrias, ou companheiros, foram chamados Eumênides (O Gentil), e Hades foi chamado Pluto (O Rico).
Sua carruagem era dourada e puxada por quatro cavalos negros. Enquanto ele usava o carro para visitar periodicamente o mundo superior, a fim de seduzir uma bela ninfa, raramente ele desejava que o relacionamento durasse. Até que ele viu Perséfone, filha de Deméter e Zeus.
Deméter era a irmã de Zeus e Hades, e uma das mais importantes deusas, pois ela era responsável pela Agricultura, e todas as coisas que crescessem.
Hades fica tão encantado com a beleza de Perséfone, que deseja que ela seja sua, assim leva-a à força para baixo para o seu reino, onde ela se torna a rainha do submundo.
Deméter chora a morte de sua filha perdida e implora a outros deuses por ajuda. Então, o irmão (Teseu e Peiritheus) descem ao Hades em busca de Perséfone, mas sem êxito. Na verdade, eles são mantidos em cativeiro por Hades, e Hércules é enviado para resgatá-los. Ele só conseguiu trazer de volta Teseu; Peiritheus está condenado a permanecer para sempre no Hades.
Deméter está tão arrasada com a perda de sua filha, que ela decide proibir qualquer semente de germinar. A grande seca se espalha por todo o mundo superior. Zeus se torna aborrecido, porque ele recebe tributos, e se a seca continuar, a sua homenagem não será boa.
Alguns relatos dão a Zeus uma razão mais nobre para agir em nome de sua irmã: que ele se compadece com Deméter e deseja regularizar sua perda. De qualquer forma, ele convence seu irmão Hades a desistir de Perséfone, para que o mundo superior possa voltar a ser verde e exuberante.
Hades concorda, desde que Perséfone não tenha comido nada desde a sua chegada. Infelizmente, ela havia consumido seis sementes de romã, assim Hades alega que ela não pode retornar.
Zeus não concorda com isso, e cria a regra, que ela deve sempre dividir seu tempo entre o mundo superior e o submundo, quatro meses do ano, ela deve permanecer com seu marido, enquanto o resto do ano, ela pode visitar sua mãe, na mundo superior.
Assim, cada ano, os retiros, dão ao mundo brevemente um lugar frio e proibido, até o dia 21 de março, quando Perséfone está autorizada a sair do submundo, trazendo a primavera com ela.
As estrelas da Bayer são pouco brilhantes , com excepção de duas em duas estrelas de magnitude, alfa2 e beta. A constelação tem vários objetos de interesse.
Alpha Librae também é conhecida como Zubenelgenubi, uma derivação de um nome árabe mais velhos que se traduz em "Southern Claw" (isto é, do Escorpião). A estrela é um binário de estrelas de largura desigual.
Beta Librae Zubeneschamali é chamado, "A Garra do Norte". Esta estrela branca tem sido descrita por alguns como sendo de cor verde . Burnham aponta que algumas estrelas verdes estão em estreita relação com estrelas vermelhas (como a companheira de Antares), e Librae beta não se encaixa nessa categoria. Ainda assim, persiste a impressão de, aparentemente, para alguns observadores, você terá que decidir por si mesmo.
Coordenadas
Ascensão Reta: 15h
Declinação: -15°
Área total: 538° quadrados
Dados para poder enxergá-la:
Latitude mínima: -90°
Latitude máxima: +65°
Meridiano: 20 de Junho(21:00h)
Estrela principal: Zubeneschamali (β Lib)
Veja a constelação:


Escorpião

Nome latino: scorpio
Genitivo: scorpii

Seu inimigo mitológico é Órion, o caçador, e as constelações estão de fato em pontos diametralmente opostos do céu.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Sagittarius, Ophiuchus, Libra, Lupus, Norma, Ara e Corona Australis.
Como foi mencionado sobre Órion, Gaia pode ter enviado o escorpião para matar o poderoso caçador, porque ele havia prometido libertar a terra de todos os animais selvagens(mataria todos). Ou Apollo poderia ter dito a Gaia de se vangloriar de Órion, com medo que Órion tivesse desejos por Ártemis irmã de Apolo.
Em qualquer caso, foi Gaia que enviou o escorpião para matar Órion. Mais tarde, o animal perseguiria Órion através dos céus, mas nunca poderia pegá-lo, pois o escorpião foi colocado de maneira que ele passaria no leste, só depois que Órion tivesse desaparecido de forma segura ao longo do horizonte ocidental.
Scorpius é uma das mais antigas e conhecidas constelações - possivelmente um dos seis signos do zodíaco. Enquanto o sol ainda atravessa Scorpius, leva apenas nove dias para fazê-lo, a maior parte do tempo é gasto no vizinho Ofiúco (que é a única constelação que o sol entra, mas que não faz parte do zodíaco, conforme explicado acima).
O sinal de um gigantesco "S" foi observado em muitas culturas antigas como um escorpião, possivelmente proferida pela conquista cultural ou influência. As duas estrelas lambda e upsilon, ambas chamadas "The Sting", em árabe, tradicionalmente formam o ferrão, embora alguns mapas mostram atualmente a estrela próxima "G Scorpii" como um dos ferrões. Eu acho que recentemente muda o nosso gráfico para refletir os ferrões original.
A constelação já foi muito maior, mas a porção ocidental representando as garras do escorpião foi dada a Libra.
Muitas estrelas de Escorpião são brilhantes, de fato, a constelação é uma das mais brilhantes das constelações maiores.
Alpha Scorpii é mais conhecida como Antares ( "rival de Marte"). Esta é uma das quatro Estrelas Reais dos antigos, junto com Aldebaran, Regulus, e Fomalhaut. Ela brilha com um vermelho incomum metálico, enquanto toda a região é banhada em uma nebulosa vermelho pálido, iluminada por uma mesma estrela.
Esta supergigante vermelha tem um binário visual que só poderia ser visível, dependendo das condições do local e do tamanho de um escopo. A estrela é estimada entre 285 diâmetros do sol para cerca de 700 sóis. São 600 anos-luz de distância.
Devido a oeste 1 º (cerca de metade da distância da sigma Sco) é o brilhante aglomerado globular M4, enquanto outro enxame globular, M80, é 4 º Noroeste de Antares.
Estrelas da constelação: Antares (α Sco), Shaula (λ Sco), Sargas (θ Sco), Wei (ε Sco), Dschubba (δ Sco), κ Sco, Acrab (β1 Sco), Lesath (υ Sco), Al Niyat (τ Sco), π Sco, Al Niyat (σ Sco), ι1 Sco, μ1 Sco, G Sco, η Sco, μ2 Sco, ζ2 Sco, ρ Sco, ω1 Sco, Jabbah (ν Sco), HR 6166, HR 6143, HR 6546, ω2 Sco, ο Sco, 13 Sco, 2 Sco, 1 Sco, ζ1 Sco, ι2 Sco, 22 Sco, HR 6628, d Sco, HR 6334, HR 6675, HR 6682, Acrab (β2 Sco), ψ Sco, HR 5969, HR 6316, HR 6371, HR 6017, HR 6460, HR 6245, χ Sco, HR 6142, HR 6001, HR 6094, HR 5906, HR 5907, HR 6100, V913 Sco, 16 Sco, HR 6260, V918 Sco, HR 6221, 27 Sco, 18 Sco, HR 6007.
Coordenadas
Ascensão Reta: 17h
Declinação: -40°
Área total: 497° quadrados
Dados para poder enxergá-la:
Latitude mínima: -90°
Latitude máxima: -40°
Meridiano: 20 de Julho (21:00h)
Estrela principal: Antares (α Sco)
Veja a constelação:


Ofiúcus
(aquele que segura a serpente)
Nome latino: Ophiuchus
Genitivo: Ophiuchi
Representa-se o serpentário como um homem segurando a Serpente, que fica dividida em duas partes no céu, Serpens Caput e Serpens Cauda, sendo mesmo assim contadas como uma única constelação.

RS Ophiuchi, uma estrela muito fraca, é parte de uma classe incomum conhecida como "novas recorrentes", cujo brilho aumenta em intervalos irregulares, centenas de vezes em poucos dias. A Estrela de Barnard, a quinta estrela mais próxima do Sol, também está nesta constelação. Outro sistema que faz parte da constelação é o 36 Ophiuchi.
De acordo com as fronteiras modernas, suas vizinhas são Hercules, Serpens Caput, Libra, Scorpius, Sagittarius, Serpens Cauda e Aquila.
Na mitologia grega, Ofiúco corresponde a Asclépio, filho do deus Apolo e da mortal Corônides. Desenvolveu grande habilidade na medicina e acreditava-se que tinha poder de ressuscitar os mortos. Ofendido, Hades pediu a Zeus que o matasse, por violar a ordem natural das coisas — e Zeus concordou. No entanto, como tributo a seu valor, decidiu colocá-lo no céu rodeado por uma serpente, símbolo da vida que se renova.
Eudoxus(400-347 a.C.)merece ser mais conhecido. Ele pode ter sido um membro da Academia de Platão. Eudoxus foi um prolífico escritor de temas científicos, e pensadores, como Euclides, incorporaram muito do seu trabalho em seus próprios. Ele mapeou as constelações, e o resultado tornou-se essa estrela principal, uma referência para centenas de anos. Entre outros feitos, ele dividiu o céu em graus de longitude e latitude e inventou um melhor calendário. Ele também era um conhecido geógrafo e matemático, mas foi seu trabalho sobre astronomia que ele é principalmente lembrado.
Mais tarde, surgiram notícias gregas sobre Carnabão, um rei do Getae, que matou um dragão famoso, ou mesmo de Hércules, que (você deve se lembrar) matou Draco. Assim, a história do homem e da serpente passou a representar um conjunto de indivíduos, mas a maioria das autoridades agora parecem optar por Asclépio, ou Esculápio, que é o equivalente latino do deus grego da medicina.
Filho de Apolo e uma ninfa chamada Coronis, a Asclepius foi ensinado a medicina pelo centauro Quíron(Sua mitologia também decorre da Tessália, onde as histórias dos centauros originaram). Esculápio tornou-se cirurgião dos Argonautas , veleja com eles no navio Argo, e conseguiu trazer de volta a vida de várias pessoas, incluindo o filho do rei Minos de Creta.
Foi depois de Asclepius tentar reavivar Órion, mordido por um escorpião, que Plutão começou a queixar-se. Argumentou a Zeus que se Asclepius teve sua maneira de ressucitar, ele iria roubar de Plutão a população inteira de Hades. Zeus concordou, não poderia permitir que os homens fossem imortais. Então ele mandou um trovão para acabar com a vida de Asclepius.
Zeus depois colocou Asclepius nos céus junto com a serpente. A serpente tem sido um símbolo de vida renovada.
Enquanto o culto de Asclépio começou na Tessália, os templos foram construídos em toda a Grécia, principalmente perto de nascentes. Cerca de 300 aC o culto chegou a Roma.
Esculturas antigas tipicamente mostram o deus com seios nus, vestido com um longo manto fluindo, e segurando um bastão com uma serpente enrolada sobre ela. Este é talvez o precursor do moderno símbolo médico do caduceu.
A constelação de Ofiúco é, portanto, encontrada no meio do Serpens. A parte sul do Ophiuchus mergulha em uma porção muito densa da Via Láctea, resultando em um grande número de objectos do céu profundo(para serem vistas por astrônomos, ou pessoas com telescópios, adequados).
As estrelas de Bayer em Ophiuchus são bastante brilhantes, cinco das quais com magnitude mais brilhante do que 3,0.
A estrela mais brilhante, alfa Ophiuchi, é mais conhecida como Rasalhague, que significa "cabeça do Snake Charmer". Esta é uma estrela bastante próxima, a 54 anos-luz de distância, e um vizinho celestial de Ras Algethi (Alpha Herculis), que fica a cinco graus Oeste.
Ophiuchus tem uma meia-dúzia de visual duplas, aglomerados de estrelas e ainda mais. Em Ophiuchus de fato tem aglomerados globulares mais do que qualquer outra constelação. A região que rodeia rho Ophiuchi é também de algum interesse. Esta área contém várias nuvens escuras e nebulosas que mostram a formação activa de estrelas.
Coordenadas
Ascensão Reta: 17h
Declinação: 0°
Área total: 948° quadrados
Dados para se poder enxergar a constelação:
Latitude mínima: -80°
Latitude máxima: +80°
Maridiano: 25 de Julho(21:00h)
Estrela principal: Ras Alhague (α Oph)
Veja a constelação:


Sagitário
(O Arqueiro)

Nome latino: Sagittarius
Genitivo: Sagittarii
O centro da Via Láctea se encontra nesta constelação. As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Scutum, Serpens Cauda, Ophiuchus, Corona Australis, Telescopium, Microscopium e Capricornus. Na mitologia grega está relacionado com Quíron, um centauro mestre em Medicina. Sagittarius é o género da ave de rapina secretário.

Sagitário tem uma história confusa. Escritores em tempos antigos, viam um hieróglifo de três estrelas brilhantes em uma linha curva como um arco para alguns, levando ambos os gregos e romanos a confundir com a constelação Centaurus.
Tal como referido no "Centauro", esta constelação (em parte) representa Quíron, o rei dos centauros. Sagitário também é meio homem, meio besta, dito por alguns por ter sido colocado nos céus para guiar os Argonautas em suas viagens.
Outros afirmam que a constelação foi inventada pelos sumérios, que Nergal (como o deus supremo da guerra) é encontrado em duas inscrições cuneiformes. No entanto, esta interpretação está aberta ao debate, de Nergal não está necessariamente ligada com um arco.
No épico Gilgamech, Nergal é um dos "sete deuses" a quem se sacrificaram carneiros e bois. Seu nome, em sumério significa "Senhor da Grande Morada", isto é, do submundo. No entanto, há poucas notícias existentes que fornecem grande parte de uma imagem deste deus. Hamurabi, o grande legislador (18 aC) o chamou de "o lutador sem um rival que trouxe a vitória" sobre aqueles que resistem às suas leis. Ele também foi visto como o deus das pragas, e de destruição. No entanto, a considerar Nergal como o protótipo do Arqueiro parece forçar a evidência. Por alguma razão, quando o seleto grupo de doze constelações foi codificado em algum momento do terceiro milênio aC, o arqueiro foi um deles.
Foram os Romanos que deram o nome à constelação de Sagitário (sagitta "é em latim" seta "), apesar de várias estrelas terem nomes árabes que identificam apenas a parte da constelação que representam:
Alpha Sagittarii é nomeado "Rukbat": (Rukbat al Rami = Archer joelho), e beta Sgr é "Arkab" (tendão).
A curva é descrita por três estrelas:
Lambda Sgr: Kaus Borealis = nordeste (parte norte do arco)
Delta Sgr: Kaus Meridionalis = o meio (no meio do arco)
Epsilon Sgr: Kaus Australis = o sudeste (parte sul do arco)
A ponta da flecha é gamma Sgr (Al Nasl "= o ponto)
Enquanto o hieróglifo do arco é bastante evidente, é preciso alguma imaginação para ver o meio-homem e meio-besta puxando para trás a cadeia. Talvez ajude saber que zeta Sagittarii é nomeado "Ascella" (axila do arqueiro), enquanto nu Sgr é "Ain al Rami": O Olho do Arqueiro.
A magnitude das estrelas Bayer geralmente são terceira e quarta. A estrela mais brilhante é epsilon Sgr, enquanto alpha Sgr é quase de quarta magnitude. Na verdade, há quatorze estrelas mais brilhantes que alpha. A constelação tem um número de binários, e vários excelentes objectos do céu profundo.
Coordenadas
Ascensão Reta: 19h
Declinação: -25°
Área Total: 867° quadrados
Dados para enxergar a constelação
Latitude mínima: -90°
Latitude máxima: +55°
Meridiano: 20 de Agosto(21:00h)
Estrela Principal:Kaus Australis (ε Sgr)
Veja a constelação:


Capricórnio

Nome latino: Capricornus
Genitivo: Capricorni
A constelação é conhecida em português como Capricórnio. Os antigos associavam-na a uma cabra ou cabra-do-mar.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Sagittarius, Microscopium, Piscis Austrinus e Aquarius.
Na mitologia grega pode se referir a Amaltéia, cabra que amamentou Zeus em sua infância em Creta. Também pode fazer referência a figura do Deus Pan, protetor dos bosques, campos e pastores, e a figura dos sátiros, personagens lendários meio homens , meio bodes.

Capricórnio é normalmente traduzido como "A Cabra do Mar" ou "A Cabra-Peixe", embora o nome signifique, literalmente, com chifres de cabra. A constelação é antiga, e foi um dos primeiros membros do zodíaco, talvez transferida para o céu de longíquas preocupações terrenas.
Animais com chifres, em especial o Ibex, foram adorados ícones na pré-história do Oriente Próximo, como visto em cerâmica, já em 5500 aC. Muitas vezes esses animais apareceram com representações pictóricas da "Árvore da Vida" e lunares ou símbolos astrais. Isto é, há milhares de anos - como atestado por dois selos de cerâmica e cilindros - este animal chifrudo desempenhou um papel central em algumas mitologia que envolve os céus, culminando (talvez por volta de 2000 aC), com as cenas de sacrifício representado em selos cilíndricos acadiano (abaixo).


Um estudante respeitado do Próximo Oriente, Professor Willy Hartner diretor, no final do Institut für Geschichte der Naturwissenschaften (Instituto de História da Ciência Natural) na Johann Wolfgang Goethe-Universität de Frankfurt, postulou que o Ibex foi uma constelação cedo, que mais tarde foi quebrada para formar Capricórnio e Aquário["The Earliest History of the Constellations in the Near East and the Motif of the Lion-Bull Combat", Journal of Near Eastern Studies, Volume 24 (1965) pp 1-16.]
Diagrama Hartner da 1a mostra o céu como teria aparecido em 4000 aC na Mesopotâmia. Ele argumenta que uma constelação muito maior, o Ibex, estava no lugar onde agora temos Aquário e Capricórnio.
Considerando a sua importância, Capricórnio é bastante fraco, o hieróglifo de um animal cornudo não é muito evidente, e as estrelas da Bayer são geralmente de magnitude de terceira ou quarta.
Alpha Capricorni é conhecido como Al Giedi ou Algedi (a cabra ou cabrito montês).
Esta é uma estrela dupla, alfa1 e alfa2 Capricorni. A2 é o principal, embora eles só fazem um par óptico. Cada estrela é no entanto um binário visual.
Beta Capricorni é chamada Dabih, a partir do Sa'd Al árabe que significa Dhabih al "O Sortudo dos matadouros". Este nome indica que a estrela serviu para sinalizar o início de um ritual de inverno, possivelmente os muitos representados na cerâmica exemplo mostrada acima. Para que o sol que estava nesta constelação, no solstício de inverno, três a quatro mil anos atrás, eles estariam implorando aos deuses para trazer de volta a Primavera? Não sabemos.
Delta Capricorni é a estrela mais brilhante da constelação (bem como um binário eclipsando). Os árabes e chamado delta-gamma Capricorni "Os Dois Amigos".
Coordenadas
Ascensão Reta: 21h
Declinação: -20°
Área Total: 867° quadrados
Dados para se enxergar a constelação:
Latitude mínima: -90°
Latitude máxima: +60°
Meridiano: Setembro
Estrela Principal:Deneb Algedi (δ Cap)
Veja a constelação:


Aquário

Nome latino: Aquarius
Genitivo: Aquarii

A região do céu em que ela se encontra é conhecida como o Mar ou a Água, devido à proximidade de constelações como Cetus, a Baleia, Pisces, os Peixes, e o rio Eridanus (Erídano). Este é, por vezes, representado como fluindo do vaso do Aquário. Os antigos viam, nessa constelação, a figura de um homem vertendo água de uma ânfora. É a constelação da Era de aquarius. Na mitologia grega, a constelação representa o príncipe troiano Ganímedes. As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Pisces, Pegasus, Equuleus, Delphinus, Aquila, Capricornus, Piscis Austrinus, Sculptor e Cetus.
Na mitologia grega, era de Aquário Ganimedes, "copeiro aos deuses". História de Ganimedes é contada em "Aquila". Sua posição era essencialmente a de derramar o vinho para todos os deuses do Olimpo, uma função que foi removida de importância inicial de Aquário, como na Babilônia.
Na verdade, a constelação parece ter representado água em várias culturas antigas. No Egito, por exemplo, a constelação foi usada para fazer com que o Nilo, dê as suas cheias anuais. As águas do Nilo, mais ao sul, começaria a subir em junho, como as chuvas das montanhas etíopes começaram a fugir para o Nilo Azul. O céu noturno, em Junho, mostraria Aquário em seu zénite: o portador de água.
Mesmo Alpha Aquarii é uma supergigante, talvez cem vezes o tamanho do Sol, pois é a mil anos-luz de distância só brilha com uma magnitude visual 2,96.
Alpha Aquarii ( "Sadalmelik") e beta Aquarii ( "supergigantes Sadalsuud") são gêmeas com nomes quase idênticos. Os nomes significam, respectivamente, "The Lucky One of the King" e "The Luckiest of Lucky". Gamma Aquarii partes na boa fortuna: "Sadachbia": "A Estrela Sortuda de coisas escondidas".
"Por que é muita sorte se encontrar em Aquário?", você pode perguntar. Quando o sol entrou Aquário novo ano estava prestes a começar, Primavera estava no horizonte e a estação aguada garantiria colheitas abundantes. Podemos, portanto, compreender a importância de Aquário.
Aliás, se a "Era de Aquário" foi comemorada erroneamente em 1960, o evento real é ainda cerca de 600 anos fora(em aproximadamente em 2600 depois de Cristo): em que Aquarius estará no equinócio vernal, marcando o retorno do Sol no hemisfério norte celeste.
Aquário tem alguns bons binários, uma variável única, e alguns objectos do céu profundo interesse de alguns (mas o Messiers aqui são geralmente sub-par). As estrelas são geralmente de quarta magnitude.
O mais notável é o hieróglifo do jarro de água em si, se inclinou e despejando água. Este hieróglifo pequeno, que se encaixa muito bem em um campo de visão binocular, é apenas a oeste de Alpha Aquarii e composto de três Aqr zeta e outras estrelas.
Estrelas da constelação: Possui muitas estrelas mesmo. Não colocarei a lista.
Coordenadas
Ascensão Reta: 23h
Declinação: -15°
Área Total: 980° quadrados
Dados para enxergar a constelação
Latitude mínima: -90°
Latitude máxima: +65°
Meridiano: Outubro
Estrela principal: Sadalsuud (β Aqr)
Veja a constelação:


Peixes

Nome latino: Pisces
Genitivo: Piscium

A estrela α Psc é conhecida como Alrisha, significando "o nó"; este seria o nó da corda usada para atar os peixes em que a deusa Afrodite e seu filho Eros se transformaram para escapar de titã Tífon.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Triangulum, Andromeda, Pegasus, Aquarius, Cetus e Aries.
Typhon nasceu de Gaia (Mãe Terra) e Tartarus. Este era o mais novo descendente de Gaia, mas de longe o mais mortífero e o maior monstro jamais concebido. Sua coxas eram gigantescas serpentes enroladas; seus braços poderiam se espalhar por todo o céu, e sua cabeça (na forma de uma cabeça de burro) tocava as estrelas. Quando ele levantou vôo, suas asas apagaram o sol, e quando ele abriu a boca, veio para fora pedras em chamas.
Typhon era tão terrível, que mesmo os deuses do Olimpo se recusaram a lutar, e fugiram para o Egipto quando Typhon atacou o Olimpo. Cada deus disfarçado-se em um animal: Zeus se transformou em um carneiro, Dionísio uma cabra, e assim por diante. Afrodite e Eros ambos disfarçados como peixes e nadaram Nilo acima para escapar do monstro.
Typhon eventualmente foi derrotado, em grande parte devido à coragem e sangue-frio de Atenas, que convenceu Zeus a pegar os raios e fazer a batalha. Typhon realmente capturou Zeus e colocou-o em uma caverna, mas Hermes e Pan conseguiram libertá-lo.
Para fazer uma longa história, Zeus tomou então a batalha contra Typhon, perseguindo-o até à Sicília. Lá Zeus atirou o Monte Aetna no monstro, finalmente, conquistando-o. Mas sob a terra, o monstro enterrado ainda vomita o fogo e pedras certas vezes.
Enquanto o mito, posteriormente, transferido para a Itália, foram as origens da antiga cultura hitita, bem como as erupções vulcânicas ao longo do arquipélago Egeu.
Como Afrodite e Eros, que escaparam da ira do monstro como peixes, os dois deram essa imagem, de dois peixes que usaram, ao céu, assim, para comemorar o tempo em que Typhon quase invadiu o Olimpo. Mais tarde culturas igualaram os dois peixes com a história bíblica do milagre dos peixes e dos pães.
O sol passa através do canto sudeste de Peixes, na verdade o equinócio da primavera agora está em Peixes.Portanto, estamos na Era de Peixes. Peixes é descrito como dois peixes ligados pelas suas caudas na estrela alpha Piscium. Na verdade, o nome de Alpha, "Al Rischa", significa "o cordão".
A constelação é bastante fraca, estrelas de Peixes são geralmente de quarta magnitude. Há alguns binários, uma variável interessante, e um objeto Messier: um rosto esplêndido em espiral, que, infelizmente, é bastante fraco e sim um desafio para telescópios pequenos.
Coordenadas
Ascensão Reta: 1h
Declinação: 15°
Área Total: 506° quadrados
Dados paa enxergar a constelação
Latitude mínima: -90°
Latitude máxima: +65°
Meridiano: 10 de Novembro(21:00h)
Estrela Principal:η Psc
Veja a constelação:

Dedico este texto a todos os buscadores sinceros, e cuja busca precisa de informações sérias e verdadeiras. Que todos os seres, sem exceção, possam se beneficiar, e que todos alcancem a realização máxima, sem obstáculos!



Referências:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Cetus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zod%C3%ADaco
-Abell, G., Morrison, D., Wolff, S., Exploration of the Universe, Saunders College Publishing, 1991
-Boczko, R., Conceitos de Astronomia, Edgard Blücher, 1984
-Caspar, M.,Kepler, Dover, 1993
-Clayton, Donald D., Principles of Stellar Evolution and Nucleosynthesis, McGraw-Hill, 1968
-Chaisson, Eric & McMillan, Steve, Astronomy Today, 2nd ed., Prentice Hall Inc, 1997
-Cox, John P. (1926-1984) e Giuli, R. Thomas, Principles of Stellar Structure, Gordon and Breach Science Publishers, 1968
-Dreyer, J.L.E., A History of Astronomy from Thales to Kepler, Dover Publications, 1953.
-Geymonat, L., Galileu Galilei, Editora Nova Fronteira, 1997
-Einstein, Albert, Relativity: The Special and the General Theory, Bonanza Books, 1961
-Miguens, Altineu Pires, Navegação: Ciência e Arte Vol.I,II e III, Editora Mariha do Brasil.
-Comandante Miranda, Astronomia sem mistérios,Ed. Moana Livros
-Comandante Miranda, Navegação astronômica,Ed. Moana Livros
-Comandante Miranda,Navegando pelo sol,Ed. Moana Livros
-Delerue, Alberto, Rumo às estrelas,Ed. Moana Livros
-Hansen, Carl John (1933-) e Kawaler, Steven Daniel (1958-), Stellar Interiors: Physical Principles, Structure, and Evolution, Springer-Verlag, 1994
-Karttunen, H., Kröger, P., Oja, H., Poutanen, M., Donner, K.J. (Eds), Fundamental Astronomy, Springer, 1996
-Maciel, W. (Ed.), Astronomia e Astrofísica, IAG/USP, 1991
-Maury, Jean-Pierre, Newton, the Father of Modern Astronomy, Harry N. Abrans editor, 1992
-Misner, Charles W. (1932-), Thorne, Kip S. (1940-), & Wheeler, John Archibald (1911-), Gravitation, W.H. Freeman & Co., 1973.
-Morrison, D., Wolff, S, Fraknoi, A., Abell's Exploration of the Universe, Saunders College Publishing, 1995
-Robbins, R., Jefferys, W., Shawl, S., Discovering Astronomy, John Wiley & Sons, 1995
-Shu, Frank, The physical Universe; An Introduction to Astronomy, Universe Science Books, 1982
-Smart, W.M., Textbook on Spherical Astronomy, Cambridge University Press, 1977
-Schwarzschild, Martin (1912-1997), Structure and Evolution of the Stars, Dover Publications, 1958.
-Zeilik, M., Astronomy - The Evolving Universe, John Wiley & Sons, 1994
-Zeilik, M., Smith, E., Introductory Astronomy and Astrophysics, Saunders College Publishing, 1987
-artigo publicado no site http://www.astro.ufrgs.br/index.htm, por © Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Fátima Oliveira Saraiva, pelo Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS;
-www.zenite.nu;
-http://davidmalin.com/fujii/fujii_index.html
-http://www.dibonsmith.com/constel.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Aries
- Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas. Uranografia: descrição do céu. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. pp. 65-67. ISBN 85-265-0174-7
-http://www.dibonsmith.com/tau_con.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Taurus
-http://www.dibonsmith.com/gem_con.htm
-pt.wikipedia.org/wiki/Gemini_(constelação)www.daf.on.br/maia/AstroPoetas/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/imagens/zodiaco/GEMEOS.jpg
http://www.daf.on.br/maia/AstroPoetas/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/imagens/zodiaco/CANCER.jpg
-http://www.ime.unicamp.br/~samuel/blog0/wp-includes/images/ConstelacaoLeao.png
-http://www.dibonsmith.com/leo_con.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Leo
http://www.daf.on.br/maia/AstroPoetas/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/imagens/zodiaco/VIRGEM.jpg
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgo
-http://www.dibonsmith.com/vir_con.htm
http://www.daf.on.br/maia/AstroPoetas/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/imagens/zodiaco/LIBRA.jpg
-http://www.dibonsmith.com/lib_con.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Libra_(constela%C3%A7%C3%A3o)
-http://www.sobiologia.com.br/figuras/Universo/constelacaoescorpiao.jpg
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Scorpius
-http://www.dibonsmith.com/sco_con.htm
-http://diegomaryo.files.wordpress.com/2008/12/oph-1.jpg
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Ophiuchus
-http://www.dibonsmith.com/oph_con.htm
-http://semanadaastronomia.com/blog/wp-content/uploads/2009/06/sgr3.jpg
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Sagittarius
-http://www.dibonsmith.com/sgr_con.htm
-http://pt.netlogstatic.com/p/oo/013/760/13760703.jpg
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Capricornus
-http://www.dibonsmith.com/cap_con.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquarius
-http://www.dibonsmith.com/aqr_con.htm
-The Bright Star Catalogue, 5th Revised Ed., The Hipparcos Catalogue, ESA SP-1200
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Pisces
-http://www.dibonsmith.com/psc_con.htm
http://www.daf.on.br/maia/AstroPoetas/Tuparetama/arqueoastronomia/arquivos/imagens/zodiaco/PEIXES.jpg
Ainda tenho um item mais específico de referências bibliográficas, favor consultar!

Um comentário:

v disse...

Olá, meus parabéns pelo site, ñ pude ler mto, mas gostei do que li. Me considero pagão, mas quase nunca digo isso, soa tão forte, tão restrito, tão pesado: "Sou pagão", soa quase como se eu não estivesse aberto a outras religiões, a outras crenças. No final acredito naquilo q me faz sentir bem, e me preocupo pouco com isso. Penso que essas coisas nas quais acreditamos, vêm do coração, da alma, do pensamento; Não me imagino sentado por horas pensando no que acontece depois da morte por exemplo, o que tiver de ser, será não é? vivendo o hoje com paz e alegria, não há o que se temer, pelo menos penso assim ^^

Passei aqui pra dar os parabéns pelo blog e pra avisar q estou usando algumas imagens no meu blog (visite ele também, acho q vai gostar) Citarei as fontes, não se preocupe.

E mais uma vez parabéns pelos textos; (meu blog: www.blog-do-hermes.blogspot.com)